Por Bruno Cássio

Nesta segunda-feira (9) representantes do LAIS e do International Council for Open and Distance Education (ICDE) estiveram reunidos, em Brasília, com integrantes do Ministério das Relações Exteriores e com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Em pauta, a realização da 29ª Conferência Mundial do ICDE que será realizada no mês de outubro de 2021, em Natal/RN.

Um dos destaques da reunião foi o reconhecimento do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde(LAIS/UFRN) no desenvolvimento de pesquisas em âmbito nacional e internacional, com atuação em cooperações técnicas em países da América do Norte e da Europa, por exemplo. As autoridades ressaltaram como um ponto positivo para atrair participantes e garantir o sucesso sobre aprendizagem online.

Na manhã da última segunda-feira, dia 9, no Ministério das Relações Exteriores (MRE), a comitiva foi recebida por Erwin Epiphanio, Chefe da Divisão de Controle Migratório, e por Pedro Zacarias, da Divisão de Educação e Língua Portuguesa.

Estavam presentes a Secretária Geral do ICDE, Torunn Gjelsvik, a Coordenadora de Eventos e Comunicação do ICDE, Caroline Seville, o Secretário da 29ª Conferência Mundial do ICDE e pesquisador do LAIS, Carlos Alberto Oliveira, o pesquisador do LAIS, Hélio Hékis, que representou o Coordenador do LAIS e Presidente da 29ª Conferência Mundial do ICDE, Ricardo Valentim, além do pesquisador do LAIS, João Henrique Neto, e da pesquisadora do Núcleo de Relações Internacionais do LAIS, Carla Lima.

Com os representantes do MRE foram discutidas as questões burocráticas para a entrada dos participantes da Conferência Mundial no Brasil, além de apoio para o evento. Após a apresentação dos representantes do LAIS e do ICDE, Erwin Epiphanio elogiou o trabalho desenvolvido pelo laboratório, em parceria com o ICDE, e esclareceu detalhes sobre a solicitação de vistos de entrada no país por parte dos participantes da Conferência.

Já Pedro Zacarias, colocou a equipe do Ministério das Relações Exteriores que lida com as questões educacionais à disposição dos organizadores do evento. Os dois ressaltaram em suas falas que as belezas naturais de Natal, além da sua localização geográfica privilegiada, às margens do oceano atlântico, são atrativos para estimular a vinda de visitantes durante a Conferência.

À tarde, foi a vez da comitiva do LAIS e do ICDE seguir para o Ministério da Saúde. Lá, eles foram recepcionados pelo próprio Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que declarou conhecer bem o trabalho do LAIS. Em agosto de 2019, ele visitou o Laboratório e conheceu de perto as várias pesquisas executadas em solo potiguar. De acordo com o ministro, é importante apoiar eventos como esse, que falam de educação a distância e que estimulam a qualificação de profissionais de saúde.

Na ocasião, o Ministro ressaltou as potencialidades brasileiras e solicitou empenho da equipe do Ministério para auxiliar no que for preciso para assegurar o sucesso do evento. Estavam presentes nesse encontro Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), Helio Angotti, Secretário-substituto da SGTES, Maria Cristina Abrão Nachif, assessora do Gabinete do Ministro da Saúde, Aluisio Souza e Marcos Alves, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DGES), e Taiana Alencar e Jorge Ramalho, da Assessoria Internacional do MS.

O pesquisador do LAIS e Secretário da Conferência, Carlos Alberto Oliveira, enfatizou a contribuição internacional que o laboratório tem dado para a formação humana em saúde e citou o trabalho recente realizado com a qualificação de agentes comunitários de saúde na Tanzânia, na África, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).

A disponibilidade em colaborar com a Conferência Mundial do ICDE, chamou a atenção da Secretária Geral, Torunn Gjelsvik. Segundo ela, a boa receptividade das autoridades brasileiras e as demonstrações de apreço pelo trabalho do LAIS são um bom sinal para fazer da conferência, no Brasil, um grandioso evento.

Da Europa à Natal
Trazer a Conferência Mundial do ICDE para Natal foi um sonho que começou a ser realizado em maio de 2019, quando da aprovação da candidatura apresentada pelo LAIS, ocorrida na sede do ICDE, em Oslo, na Noruega. Daí por diante, um trabalho de aproximação com as ações do ICDE começou a ser intensificado.

Em novembro de 2019, em Dublin, capital da Irlanda, o coordenador do LAIS, Ricardo Valentim, foi o principal conferencista da 28ª World Conference on Oline Lerarning. Na oportunidade, Natal foi apresentada como a futura sede da Conferência. Ao falar de Ciência Humanitária e Saúde Global, Valentim trouxe à tona alguns assuntos contemporâneos como a chamada 4ª Revolução Industrial.

Na ocasião, a Embaixadora do Brasil na Irlanda, Eliana Zugaib, discursou reforçando a importância da realização da conferência em Natal, parabenizando o LAIS e a UFRN pela iniciativa.

Indústria 4.0
O desenvolvimento e a incorporação de inovações tecnológicas já estão dando impulso a um conjunto de tecnologias disruptivas, com o incremento de experiências com alta escalabilidade e baixo custo no mercado. Algumas delas já são desenvolvidas nas bases de pesquisa do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde como experimentos nas áreas de inteligência artificial, big data, impressão 3D e tecnologias assistivas.

Em 2021, os olhos do mundo globalizado, que atua com educação online, estarão voltados para a capital do Rio Grande do Norte. O LAIS e seus parceiros locais nesse evento, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN, o Instituto Metrópole Digital (IMD), a Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI) da UFRN, além do Instituto Ágora estão preparados para compartilhar saberes, debater e indicar os rumos para o futuro da educação aberta, de qualidade e de grande alcance.