Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizou, nesta terça-feira (05), uma Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O evento contemplou o trabalho de diversas instituições que desempenham ações de prevenção, tratamento e acolhimento de pessoas que convivem com a AIDS, entre elas o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), homenageado na pessoa do seu diretor executivo, Ricardo Valentim, representado pelo assessor de Comunicação do Laboratório, Bruno Cássio.

No combate às infecções sexualmente transmissíveis (IST), o LAIS/UFRN se destaca no desenvolvimento de muitas iniciativas. Dentre elas, estão o Multiteste/Duo Teste, dispositivo utilizado para a detecção de sífilis e HIV de maneira simultânea; o módulo de notificações de HIV, que deve integrar a Plataforma Salus, responsável pelo monitoramento inteligente dos casos de sífilis e que pode ser ampliado para outros agravos; além da atuação na área de Educação Permanente em Saúde e Educação Mediada por Tecnologia, com uma trilha formativa dedicada às IST, com destaque para a sífilis e HIV/AIDS, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).

Sérgio Cabral, integrante do “Movimento Articulação AIDS”, destacou a importância no reconhecimento do LAIS/UFRN por suas ações de enfrentamento. “Esse é um reconhecimento do Poder Legislativo para o LAIS, que vem prestando grande serviço não só ao estado do Rio Grande do Norte, mas ao Brasil inteiro. Para a gente, enquanto militantes, nos sentimos orgulhosos de fazer parte dessa luta junto com o LAIS, que tem colaborado nas atividades e ações dos movimentos sociais tanto na pauta LGBT como na questão do enfrentamento do HIV/AIDS. Para a gente é muito orgulho, porque somos parceiros do LAIS aqui no RN, e ter esse reconhecimento é extremamente importante”, enfatizou.

O deputado estadual Adjuto Dias, propositor da homenagem em conjunto com a também parlamentar Terezinha Maia, destacou o papel do LAIS e da UFRN no trabalho em conjunto para a garantia de direitos por meio da Ciência. “Representando esse mês de dezembro, que é o mês de conscientização voltado à questão da AIDS e do HIV, fizemos essa sessão solene no sentido de homenagear diversas pessoas e entidades que têm um trabalho reconhecido voltado à garantia de direitos desse público”, explicou. “Além dos hospitais e serviços feitos nas secretarias de saúde, a UFRN está somando a todo esse trabalho que é feito na garantia de direitos desse segmento. Por isso, a importância de realizar e reconhecer esse trabalho conjunto que é feito em favor da nossa sociedade”, finalizou.