Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

A busca por soluções inovadoras para problemas do cotidiano das pessoas, com ênfase aos relacionados à área da saúde pública, faz parte da rotina dos pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Com sede no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN), vinculado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Natal/RN, o Laboratório desenvolve iniciativas com parceiros nacionais e internacionais. Para além das inovações, o LAIS/UFRN também se preocupa com o custo final dos produtos desenvolvidos. Na área do cuidado com as pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), podemos destacar o Autonomus, um software que utiliza uma webcam comum para captar e transformar o movimento dos olhos em ferramenta de comunicação alternativa, podendo ser baixado por pacientes, cuidadores e familiares.

Nessa perspectiva de tecnologias de baixo custo, mas com eficácia comprovada cientificamente, esse laboratório potiguar desenvolve diversos projetos, como a caneta a plasma para tratamento de cárie dentária, sem dor e sem aquele barulhinho das brocas odontológicas; um respirador mecânico portátil capaz de atender, ao mesmo tempo, dois pacientes com parâmetros respiratórios diferentes; um equipamento chamado Osseus, que realiza exames preventivos para doenças ósseas, como a osteoporose; e um dispositivo capaz de detectar, a partir de amostras de sangue, infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV e outras enfermidades.

“Eu levei aqui, hoje, uma overdose de informação, principalmente na área de inovação. Eu acho que o Rio Grande do Norte, o nosso ecossistema de inovação, precisa do Lais”, essas foram as primeiras impressões compartilhadas pelo diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), José Ferreira de Melo Neto, ao concluir uma vista técnica ao laboratório no início da noite desta terça-feira (12). O encontro serviu para articular uma aproximação maior entre o LAIS/UFRN e o setor produtivo: “saio com a obrigação de construir essas pontes”, reforçou o superintendente da entidade.

Para o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, receber a equipe do Sebrae-RN tem um grande significado para a trajetória do laboratório. De acordo com Valentim, “essa visita é, justamente, para fortalecer essa ponte da universidade com a sociedade, particularmente, com o setor produtivo. É um elo importante, dentro do processo de inovação, pois além de entregar resultados e impactos sociais, entrega produtos de valor agregado que podem gerar emprego e produzir riqueza”, concluiu. Recentemente, o LAIS/UFRN foi convidado pelo Sebrae/RN para ser colaborador, como Centro de Inovação, na consolidação de um ambiente que estimule a criação de novas tecnologias, cooperações e negócios.

A analista técnica do Sebrae-RN, Isabela Cavalcanti, e o gerente de Negócios, Inovação e Tecnologia no Sebrae-RN, David Góis, também participaram da imersão nas bases de pesquisa do laboratório. Segundo Góis, “a quantidade pesquisas, de projetos exitosos que já foram desenvolvidos pelo LAIS possui extrema probabilidade de virar negócios e impactar o nível de empregabilidade aqui no estado, elevando o nosso patamar de um estado apenas consumidor para um estado exportador de conhecimento”, enfatizou ao destacar as potencialidades que enxerga para o futuro do laboratório.

Ecossistema Local de Inovação

O Ecossistema Local de Inovação (ELI) é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae, em nível nacional, em parceria com a Fundação CERTI e tem como objetivo principal a estruturação e o desenvolvimento dos Ecossistemas de Inovação nos lugares onde é implementada. No Brasil, já passam de 200 cidades beneficiadas, entre elas, está toda a região metropolitana de Natal/RN. O LAIS/UFRN é um dos Centros de Inovação convidados a participar da iniciativa.