Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS).

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) tem se consolidado como um espaço para o estímulo de cooperações técnicas internacionais e de aproximação entre pesquisadores brasileiros e de outros países, como os do continente europeu. Somente nessa região do mundo, o Laboratório possui parcerias com universidades e centros de pesquisa de Portugal, da França, da Itália, do Reino Unido, da Holanda, da Suécia e da Espanha. Recentemente, a pesquisadora do LAIS/UFRN, Sheila Balen, conquistou uma bolsa de mobilidade para uma imersão de um mês na cidade espanhola de Barcelona.

A iniciativa é da Associação dos Cientistas Espanhóis no Brasil (Acebra) e premiou quatro pesquisadores brasileiros com o financiamento de 30 dias de estudos em solo espanhol. Segundo nota divulgada pela entidade, “os pesquisadores desempenharão um papel crucial na colaboração entre Espanha e Brasil, servindo como embaixadores dos esforços da Acebra para fomentar a cooperação científica entre as duas nações”. A proposta apresentada por Sheila Balen, que atua como coordenadora da Base de Pesquisa de Audição e Linguagem do LAIS/UFRN, foi bem classificada nessa chamada pública.

Com o título “Colaboração técnico-científica na área de diagnóstico e monitoramento de bebês e crianças com indicadores de risco para o desenvolvimento infantil por meio de medidas eletrofisiológicas da audição (Frequency following response)”, o plano de trabalho tem por objetivo avaliar e examinar mecanismos neurais associados à percepção e ao processamento do som e da fala desse público infantil. A pesquisadora explica que essa é mais uma etapa de uma cooperação iniciada desde 2019, no âmbito do Projeto “Sífilis Não”, com ações de intercâmbio científico com o professor Carles Escera, da Universidade de Barcelona.

Sheila Balen destaca que essa conquista “representa o reconhecimento de todo o percurso que vem traçando, cientificamente, no LAIS e no Departamento de Fonoaudiologia da UFRN com os alunos de graduação e de pós-graduação, ao longo dos anos. Além da oportunidade de ampliar conhecimento e habilidades por essa cooperação internacional com os pesquisadores do BrainLab”. O laboratório citado por Balen abriga um Grupo de Pesquisa em Neurociência Cognitiva do qual o professor Carlos Escera é pesquisador principal. Mesmo de férias, Escera fez questão de enviar um depoimento para nossa reportagem.

“É um prazer, para nós, receber a professora Sheila Balen em nosso laboratório, o Brainlab da Universidade de Barcelona. Estou convencido de que essa visita servirá para aprimorar a colaboração científica entre nossos respectivos centros e para consolidar a liderança da professora Balen no uso da resposta de acompanhamento de frequência (FFR), no Brasil”, disse ao celebrar o resultado dessa chamada pública. A data para iniciar o período de imersão ainda será definida.