Começou nesta terça-feira (19) a Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita, evento promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O LAIS foi um dos destaques da abertura do evento, por meio da pesquisadora Deyse Moura, uma das responsáveis pelo podcast “Vamos falar sobre sífilis”, premiado em concurso cultural promovido pelo principal órgão de saúde das Américas.

A participação ocorreu de maneira virtual, por meio da mesa “Radiodifusão em prevenção da sífilis”. A pesquisadora foi responsável por conduzir o bate-papo temático, além de produzir o casting de convidados e o roteiro do podcast. “Acredito muito nesse formato, que é a nova forma de ouvir rádio e tem tudo para crescer ainda mais. Ter participado do concurso e contribuído com um conteúdo que vai ajudar a informar sobre a sífilis de forma técnica e leve é com certeza nosso maior retorno”, reforça a pesquisadora.

Além de Deyse Moura, que também é doutoranda em Média-Arte Digital por meio de uma cooperação entre a UFRN e a Universidade Aberta de Portugal, participaram da produção do podcast os pesquisadores Paula Morena, Paulo Guerra e Ricardo do Carmo (alunos do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde – PPgGIS/UFRN) e Paulo Santiago, servidor na Escola de Música e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS/UFRN).

A produção do podcast ocorreu por meio de um chamamento público, que é a produção de materiais de comunicação sobre prevenção da sífilis. De acordo com a também autora do trabalho, Paula Morena, essa foi uma oportunidade que casou com o escopo do projeto Sífilis Não!, que decidiu trabalhar como produto do Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS). “Assim, a proposta do concurso de unir o tema Sífilis e a produção de podcast foi uma excelente oportunidade para acompanhar todo o processo de produção e a equipe, como um todo, contribuiu nessa construção”, reforçou.

Além do podcast, o trabalho resultou, também, na publicação do livro digital “Manual de Produção de Mídia Digital em Formato Podcast como Estratégia de Fortalecimento da Comunicação Interna da Rede Ebserh”. De acordo com Paula, a participação no concurso e o prêmio foi uma experiência de aprendizado e crescimento que foi essencial para sua formação como Mestra em Gestão e Inovação em Saúde. A pesquisadora ainda ressaltou que o trabalho lhe deu uma real noção do poder da comunicação sonora, por meio do rádio, neste formato mais contemporâneo que é o podcast, mídia de grande alcance pela sua característica de mobilidade, de acesso facilitado e que favorece a interatividade entre os usuários. “Um canal de comunicação tão acessível assim é de grande valor para campanhas de saúde como neste caso do enfrentamento à Sífilis e à Sífilis congênita”, finalizou.

Diretor executivo do LAIS participa de mesa nesta quarta (20)

Na quarta-feira (20), será a vez do diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, participar da mesa redonda que debaterá “Ciência e políticas de saúde de controle da transmissão vertical da sífilis na perspectiva das Sociedades científicas e universidades”. Ricardo Valentim falará sobre a experiência do Projeto “Sífilis Não”, que tem contribuído com a redução de casos da doença em todo o território brasileiro.

O “Sífilis Não” é resultado de uma cooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), e o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita é uma realização da Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) e da Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGIST), juntamente com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Para acompanhar a programação do evento, você pode acessar: http://webinar.aids.gov.br/.