Nesta terça-feira (19), a partir das 11h30 da manhã (horário de Brasília), a pesquisadora do LAIS/UFRN, Deyse Moura, participará, de maneira virtual, da mesa “Radiodifusão em prevenção da sífilis”, que faz parte da programação de abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita, realizada na capital federal. Durante a cerimônia será anunciado o resultado dos produtos vencedores de uma seleção que teve pesquisadores da UFRN entre os premiados.

Em abril de 2020, Deyse Moura, que também é doutoranda em Média-Arte Digital por meio de uma cooperação entre a UFRN e a Universidade Aberta de Portugal, e os pesquisadores, Paula Morena, Paulo Guerra e Ricardo do Carmo (alunos do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde – PPgGIS/UFRN) e Paulo Santiago, servidor na Escola de Música e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), integraram a lista de vencedores do chamamento público do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a produção de materiais de comunicação sobre prevenção da sífilis para veiculação em rádios brasileiras.

Na quarta-feira (20), será a vez do diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, participar da mesa redonda que debaterá “Ciência e políticas de saúde de controle da transmissão vertical da sífilis na perspectiva das Sociedades científicas e universidades”. Ricardo Valentim falará sobre a experiência do Projeto “Sífilis Não”, que tem contribuído com a redução de casos da doença em todo o território brasileiro.

O “Sífilis Não” é resultado de uma cooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), e o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita é uma realização da Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) e da Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGIST), juntamente com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Para acompanhar a programação do evento, você pode acessar: http://webinar.aids.gov.br/.