Por Valéria Credidio
Arte: Maurício Oliveira Júnior

Mais de 28 milhões de brasileiros tem idade superior a 60 anos. Isso representa cerca de 13% da população do Brasil. No Rio Grande do Norte, o percentual é bem próximo, chegando a 12,4%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).  Ao mesmo tempo, em virtude da pandemia do coronavírus, essa população representa 52% dos internamentos no sistema de saúde e 80% dos óbitos registrados.

Diversas ações estão sendo colocadas em práticas para alertar e tentar amenizar os efeitos da pandemia para esta população. Direcionada para agentes de saúde, foi elaborada uma cartilha de orientação (acesse AQUI), por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com orientações simples que podem, e devem, ser seguidas por todos. Entre as orientações está o respeito ao isolamento social, bem como evitar contatos entre pessoas idosas e crianças.

Mas esses cuidados precisam ser tomados também em casa, pelos cuidadores e familiares. Para médico epidemiologista Ion Andrade, que é um dos autores da cartilha, é fundamental que os idosos sejam preservados. “Os cuidados em casa são um ponto crucial para gestão da pandemia pela saúde pública”, alerta ele, ressaltando o fato do idoso ser quem mais se interna. “Cuidando do idoso, estamos também reduzindo o estresse do sistema de saúde”.

A entrevista completa do Dr. Ion Andrade pode ser ouvida a seguir:

O epidemiologista faz uma comparação com a mortalidade de idosos, atualmente, com a mortalidade infantil enfrentada pelo Brasil, há mais de 30 anos, com políticas públicas de proteção à infância. “Se esses óbitos estivessem concentrados na infância, muitas medidas já estariam em andamento e a adesão da sociedade seria maior. Há uma naturalização cultural quanto a morte do idoso e isso não pode ocorrer. Com um cuidado maior com o idoso, teremos uma redução do contágio, pelo isolamento social e dos desfechos desfavoráveis da pandemia, que são os óbitos e internamentos”.

Os alertas dados pelo médico Ion Andrade, são reforçados pelas ações desenvolvidas no Instituto Envelhecer, da UFRN. De acordo com o diretor do Instituto, Kenio Costa, além dos pontos dos cuidados gerais de lavas as mãos e usar máscaras, temos outros importantes, como criar a rede de solidariedade para além do domicílio do idoso, de vizinhos, contatos informais tão importantes para que a pessoa idosa sinta que tem apoio. Um exemplo disso é fazer compras de supermercado, ou ir a farmácia, sempre garantindo a higienização das compras antes de passar para o idoso.

MPRN faz recomendação de atenção especial ao idoso durante a pandemia.

Diante dessa situação, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) publicou uma recomendação para reforçar o atendimento de idosos com ou sem cobertura da Estratégia de Saúde da Família. A recomendação foi expedida pela 42ª e a 62ª Promotorias de Justiça de Natal com as medidas a serem tomadas pelo município.

A partir de provocação realizada pelo médico e pesquisador da UFRN, Ion Andrade, a Promotoria de Saúde, em atuação conjunta com a Promotoria do Idoso, considerou pertinente exigir do Poder Público o desenvolvimento de estratégias que garantam uma assistência diferenciada aos idosos, considerado o principal grupo de risco da COVID-19.

“Esse olhar diferenciado se mostra mais necessário a cada dia, uma vez que os serviços da atenção primária foram substancialmente afetados, em razão do grande número de profissionais afastados e da adoção de novos processos de trabalho, sem que haja perspectiva até o momento de um tratamento eficaz para a doença”, argumenta a Promotora de Justiça, Raquel Ataíde.

A promotora ressalta ainda que a cartilha confeccionada pelos pesquisadores da UFRN se revela um instrumento conscientizador e facilitador da implementação de um cuidado diferenciado, coadunando-se com as orientações contidas na recomendação expedida à Secretaria Municipal de Saúde.

O documento expedido pelo MP/RN ainda especifica as providências para os idosos com e sem cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e para os que estiverem institucionalizados em entidades filantrópicas e privadas. Todas as recomendações podem ser encontradas AQUI.

Podcasts trazem dicas sobre os cuidados contra o coronavírus
Pensando em trazer à população informações de qualidade em formato de áudio, os professores Esdras Marchezan, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e Lilian Muneiro, da UFRN, desenvolveram o projeto “Todos Contra o Coronavírus”. A ação é uma produção conjunta de estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UERN e da UFRN, através do HiperLAB e do LAIS, em parceria com a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias e o Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

O material está disponível através do canal do HiperLAB no Spotify (disponível AQUI). A distribuição de todos os conteúdos é gratuita.

Confira a seguir os sete primeiros episódios do projeto:

TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS [SPOT 01] Como higienizar as máscaras de tecido?

TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS [SPOT 02] Juntos nessa luta contra a Covid-19

TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS [SPOT 03] Por que usar máscaras?

TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS [SPOT 04] Por que não podemos relaxar com as medidas de higiene?

TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS [SPOT 05] A importância do distanciamento social em momento de pandemia.

TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS [SPOT 06] Como podemos contribuir no combate ao Covid-19?

TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS [SPOT 07] Sempre unidos no combate a Covid-19

TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS [SPOT 08] Idoso – Afeto e Proteção