Por Arthur Barbalho

Profissionais de saúde que atuam na regulação dos leitos de internação do Rio Grande do Norte irão receber uma capacitação online, visando operar o sistema RegulaRN. A ação, desenvolvida em parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN), tem como objetivo preparar a equipe que irá atuar na gestão da regulação de leitos do estado durante a pandemia da COVID-19, e que deve ser utilizada para todo o sistema de saúde após o período de crise. Os treinamentos começam já nesta terça-feira (5).

A atividade deverá capacitar profissionais da rede pública e privada. Os trabalhadores da saúde que participarão dos treinamentos serão distribuídos em salas de aula virtuais. Em suma, o público alvo da ação são médicos e demais profissionais de saúde que atuam nos núcleos internos de regulação dos serviços que irão utilizar o RegulaRN.

De acordo com a professora Lyane Ramalho, da equipe de coordenação do sistema, a medida visa complementar uma recomendação do Ministério Público Federal do RN (MPF/RN) e do Ministério Público estadual (MP/RN). “O uso do sistema é uma recomendação do MPF/RN e do (MP/RN), que solicitaram que fosse feita esta capacitação para estes profissionais do RN que farão a alimentação do sistema com os dados. É uma ação muito importante, pois o RegulaRN vai ajudar no monitoramento da situação de cada de leito de internação do estado, possibilitando ao estado maximizar os resultados de suas ações”, disse.

Os treinamentos, que serão online e ao vivo, ocorrerão das 10h às 11h e das 15h às 16h, durante um período de três semanas. Lyane destacou que uma equipe de pesquisadores do LAIS ficará responsável pelas atividades. “Além das aulas, nossa equipe também estará disponível para tirar dúvidas que possam surgir por parte dos profissionas de saúde”, explicou ela. Os módulos contam ainda com manuais em formato de texto e vídeo, com as principais informações operacionais sobre a plataforma de regulação.

Segundo Nicolas Veras, pesquisador do LAIS, todo o material informativo tem como proposta garantir que os profissionais de saúde possam assimilar todas as funcionalidades do RegulaRN. “A ideia é que tanto solicitantes quanto as unidades prestadoras possam ter domínio da ferramenta, e que também tenham um canal de suporte para dúvidas e informações que sejam pertinentes”, afirmou.

Para Paulo Gonçalves de Medeiros Filho, da Central Metropolitana de Regulação da Sesap/RN, o sistema desenvolvido pelo LAIS resolve um problema histórico da pasta, trazendo mais segurança para o fluxo de trabalho dos profissionais que atuam com regulação de leitos no estado.

“O RegulaRN trouxe uma possibilidade maravilhosa de regulação dentro do contexto da Central Metropolitana de Regulação porque integra o módulo regulador e os prestadores com muita segurança. Até então, nós trabalhávamos de uma forma muito rudimentar, através de planilhas simples. O LAIS nos trouxe com o RegulaRN esta possibilidade de avançar com o sistema de regulação do estado. Graças ao sistema, vamos poder atuar com mais celeridade e segurança administrativa”, contou ele.

Recomendação do MPF/RN e MP/RN
O Ministério Público Federal (MPF/RN) e Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendaram ao Governo do Estado que mantenha atualizada a plataforma RegulaRN, que faz a regulação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no RN. A ação visa garantir um maior controle da situação em virtude da pandemia do novo coronavírus. O sistema é uma realização do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Segundo o MPF/RN, a ação é de suma importância para efetivação do sistema e a devida regularização e monitoramento do número de leitos em todo o estado. A recomendação foi feita pelo procurador Fernando Rocha de Andrade.

De acordo com o procurador da República, a plataforma desenvolvida pelo LAIS atende os requisitos exigidos pela legislação de saúde, ao mesmo tempo que se presta como ferramenta fundamental para os gestores públicos acessarem, em tempo real, informações sobre a situação dos leitos direcionados para pacientes infectados pela COVID-19 no RN. O representante do MPF/RN destacou que o sistema “é um instrumento dinâmico e intuitivo, que traz transparência na regulação de leitos no estado”.

Programação
Segundo o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS, os treinamentos ocorrerão ao longo de três semanas, entre os dias 5 e 25 de maio. Os horários das capacitações serão das 10h às 11h, e das 15h às 16h.

A sala de aula virtual pode ser visualizada pelo profissional através do link a seguir: https://meet.google.com/nmt-ctep-tus.

Caso o acesso seja através do celular, o usuário deve baixar o aplicativo Google Meet, disponível para Android e iOS.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.meetings&hl=pt_BR
iOS: https://apps.apple.com/br/app/google-meet/id1013231476