Por Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Os profissionais responsáveis por garantir a avaliação da qualidade e a gestão dos recursos no Sistema Único de Saúde (SUS), terão a oportunidade de realizar um curso destinado à qualificação de auditores do SUS, o Especializa AUDSUS, que será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). O edital foi lançado na manhã desta quinta-feira (01), por meio de uma transmissão, ao vivo, pelo canal do YouTube do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

O Especializa AUDSUS é resultado das ações de cooperação técnica entre a Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do LAIS/UFRN, e conta com apoio da Escola de Saúde (ESUFRN) e da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN). O curso integra o conjunto de iniciativas de qualificação dos profissionais do setor que incluem ofertas para mestrado e doutorado, esse último em cooperação com a Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT).

No edital, publicado no site do LAIS/UFRN, foram disponibilizadas 200 (duzentas) vagas para o curso que tem o objetivo de melhorar a eficiência e os resultados do trabalho desempenhado pelo Sistema Nacional de Auditoria (SNA) por meio de conteúdo personalizado para resolver problemas enfrentados no SUS. De acordo com Adelina Feijão, Coordenadora-Geral de Inovação e Promoção do SNA – SUS, “esse curso é pioneiro, por trazer todas as demandas que nós temos de auditoria voltada para o SUS. Ele está sendo construído com a cara do SUS, não é um curso que a gente importou informações de outros e modelou, nós estamos fazendo, especialmente, para atender ao nosso Sistema Nacional de Auditoria”.

Para o Auditor-Geral do SUS, Alexandre Rodrigues, a parceria com LAIS/UFRN vem dando frutos importantes no que se refere à especialização de profissionais de saúde do SUS, “é com muita satisfação que a gente vem desenvolvendo essa parceria com o LAIS. Nós já tivemos a oportunidade de lançar o edital para as vagas de doutorado e mestrado e, agora, finalmente, estamos lançando as vagas de especialização para todos esses componentes”, afirmou.

O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, destacou a magnitude do Especializa AUDSUS e sua importância em âmbito internacional. “O curso é uma parte importante para a estruturação e fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria. Então, para nós, do LAIS/UFRN, é uma satisfação grande fazer essa cooperação técnica com a AudSUS. Esse é um projeto que vai da formação a uma pesquisa aplicada de abrangência nacional e internacional”, enfatizou.

Durante a cerimônia de lançamento, a professora e coordenadora do Especializa AUDSUS, Rosires Barros, apresentou detalhes sobre a trilha formativa. Em sua fala, ela deu destaque para os objetivos, conteúdos e informações gerais como: a carga horária, o número de vagas e a modalidade do curso.

Acesse aqui o edital para a seleção de componentes do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, o Especializa AUDSUS.