O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS) e o Ministério da Saúde realizaram nesta segunda-feira (7) a aula inaugural do curso de Especialização em Informática na Saúde. O evento, que aconteceu de maneira virtual, reuniu estudantes do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil. No total, são 1.058 profissionais de saúde que irão se capacitar através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS).

O curso em questão foi disponibilizado por meio do Departamento de Computação e Tecnologia do Centro de Ensino Superior do Seridó (DCT/CERES), e outros departamentos da UFRN. A aula inaugural, transmitida ao vivo através do canal do LAIS no YouTube (clique AQUI para acessar o vídeo na íntegra), teve a participação na mesa de honra dos professores Ione Morais, secretária-adjunta de Educação a Distância da UFRN, Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador, do Departamento de Geografia do CERES (representando a direção do centro), Francisco Márcio Barbosa, chefe do DCT/CERES, além de Danilo Nagem, chefe do Departamento de Engenharia Biomédica d UFRN (DEB), bem como os professores Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório, e Humberto Rabelo, coordenador da Especialização, estes dois últimos presencialmente.

Em sua fala durante a cerimônia, o professor Ricardo Valentim destacou a importância da qualificação em novas tecnologias para profissionais que estão diariamente atuando na área da saúde. “Esse curso era um desejo do LAIS, pois entendemos a importância e a necessidade da formação em informática na saúde para o SUS como um todo. Por isso, tivemos a preocupação para que o curso fosse ofertado não só para profissionais de informática, mas para todo profissional que atua no SUS e na saúde do Brasil. Hoje, a organização dos sistemas de saúde passa pela mediação tecnológica, pelos sistemas de informação na saúde”, afirmou ele.

O professor Humberto Rabelo, coordenador da especialização, destacou o trabalho de toda a equipe responsável por garantir a realização do curso. “Quero saudar aqui ao professor Ricardo, coordenador do LAIS, e também ao professor Hertz Wilton, vice-coordenador do curso, bem como a todos os docentes, servidores e demais colaboradores que possibilitaram estarmos hoje aqui. Este é um curso que impacta toda a cadeia de serviço de saúde do Brasil, através de uma do aprimoramento na informática aplicada à saúde, área que está em amplo desenvolvimento”, disse.

A sequência do evento contou com a palestra do professor Humberto Rabelo, apresentando o curso e seus objetivos e ementa.

A palestra principal da programação foi ministrada pelo professor Carlos Alberto Oliveira, do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFHT/UERJ) e também do LAIS. A fala teve como tema “A saúde mediada por tecnologia: uma visão ética e bioética”, sendo seguida do “Café com Ideias”, mediado pelo professor Carlos Alberto e que teve a participação dos pesquisadores Daniele Montenegro, Nicolas Veras e Rodrigo Silva, todos do LAIS.

A palestra final foi de Geir Veras, da SEDIS, com o tema “Por dentro do AVASUS: conhecimento livre e aberto em saúde no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS”, falando sobre as principais funcionalidades do sistema e suas possibilidades.