Por Gabriel Mascena / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Na busca por avanços e melhorias no sistema público de saúde, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) recebeu, nesta terça-feira (30), as professoras Lorena Barros Furieri e Mirian Fioresi, responsáveis pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante a visita ao Laboratório, as professoras identificaram, por meio dos projetos apresentados, possíveis parcerias estratégicas entre as instituições. Um dos destaques de atuação é o desenvolvimento de simulações realísticas clínicas e recursos educacionais abertos, que tenham o propósito de aprimorar os serviços públicos de saúde e fortalecer a formação de profissionais, estudantes e pacientes.

Enquanto coordenadora do PPGENF/UFES, Lorena Furieri falou sobre a potencialidade de mudanças no sistema público de saúde por meio de parcerias com o LAIS/UFRN. “Eu vejo que conhecer a realidade do LAIS e firmar parcerias faz com que a gente consiga de fato mudar a realidade do sistema de saúde e também impactar socialmente a assistência e a segurança de pacientes e profissionais por meio da educação, do desenvolvimento de produtos e do desenvolvimento tecnológico brasileiro por meio da inovação”, disse. A professora também enfatizou a importância da mediação tecnológica no desenvolvimento de cursos educativos de grande alcance e que fortaleçam, em larga escala, o processo educacional na área da saúde.

Com ênfase no âmbito da simulação realística clínica, a educação permanente em saúde também foi destaque para Mirian Fioresi, vice-coordenadora do PPGENF/UFES. “A simulação clínica hoje remete somente ao recurso tecnológico, ao simulador de alta tecnologia, quando há muito mais a ver com o domínio da tecnologia. Se conseguirmos construir cursos que possam estar disponíveis para pessoas que estão perto ou distantes, e que possam nos fazer ter domínio da tecnologia para aplicá-la em nossas realidades, isso será uma grande oportunidade para essa parceria, certamente”. Sobre os trabalhos desenvolvidos no Laboratório, a professora destacou: “são projetos que podem materializar nosso sonho, que é o de ter uma simulação mais acessível”.

Pesquisa para inovação em saúde

Na segunda-feira (29), as professoras participaram, como palestrantes, do “Seminário de integração da pesquisa para inovação em saúde”. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), com transmissão pelo YouTube, contou com as palestras: “Registro de produção técnica e tecnológica”, ministrada por Furieri, e “Simulação realística clínica”, conduzida por Fioresi. Na oportunidade, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, trouxe discussões sobre o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN), programa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte voltado à qualificação dos profissionais de saúde. Danilo Nagem, pesquisador do Laboratório, falou, em sua saudação inicial, sobre o Projeto revELA no âmbito da tecnologia assistencial e a professora Heleni Aires, coordenadora do PPgGIS/UFRN, enfatizou a importância do mestrado acadêmico e de programas públicos para qualificar os profissionais já inseridos no mercado de trabalho.

A primeira palestra abordou o registro da propriedade intelectual e o registro de produto tecnológico em conjunto, de forma a comprovar a importância das produções acadêmicas dentro dos programas de qualificação, em especial para a área da saúde. Sobre a complexidade das inovações, Valentim destacou que ela não está relacionada ao grau de dificuldade de seu desenvolvimento, mas sim, a simplicidade em aprender e aplicar o produto no sistema de saúde. “A linguagem tem que ser fácil, a aplicação tem que ser fácil e o uso também. E precisa estar no cotidiano. A inovação e a tecnologia não é o que a gente quer, é o que a sociedade precisa”, disse.

A aplicação desses produtos e inovações na simulação clínica foi o tema da segunda palestra, onde foram tratadas desde as simulações de alta complexidade tecnológica, à simulação aliada à metodologia, que por meio de cursos ou de recursos metodológicos, funciona como uma estratégia para o ensino e pesquisa na qualificação dos profissionais de saúde. A professora trouxe a simulação dentro dos hospitais como um método também de ensino, fugindo do conceito convencional da simulação enquanto apenas recurso prático para os profissionais.

A transmissão do Seminário está disponível no canal do LAIS/UFRN, no YouTube.