Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Já era noite desta sexta-feira (07), quando o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, chegou à sede do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Em Natal/RN, Arruda veio conhecer projetos inovadores que possuam preocupação com o impacto social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “Tem muita coisa impactante aqui, muita coisa que vai ajudar bastante, já tem produtos visualizados pelo Ministério da Saúde e precisam de um suporte cada vez maior; essa é uma estrutura de pesquisa que precisa de encomendas tecnológicas”, declarou o gestor vinculado ao MCTI.

Secretário do MCTI, Inácio Arruda, realiza teste no OSSEUS.

Ao visitante, foram apresentados projetos nas áreas de tecnologias assistivas, com foco em pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); iniciativas para a prevenção e o tratamento da osteoporose; multiteste para sífilis e HIV; ações preventivas para problemas ligados à saúde auditiva; respirador mecânico de baixo custo; caneta à plasma, usada no tratamento de problemas odontológicos e, ainda, as trilhas formativas, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). O que chamou mais atenção do secretário, que gerencia insumos para a Ciência e Tecnologia em nível nacional, foi o cuidado dos pesquisadores com a população de menor poder aquisitivo.

“Aqui, vocês têm um Laboratório que toca direto nas pessoas, imediatamente, e a área da saúde é muito especial para nós e vocês estão voltados para a área da Atenção Básica em Saúde; eu imagino que a gente pode fazer grandes parcerias com o MCTI”, enfatizou Inácio Arruda após conhecer todas as bases de pesquisa do Laboratório. O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, agradeceu a visita técnica e se colocou à disposição para colaborar com o processo de consolidação da Região Nordeste como centro de referência para o Brasil na área de Inovação e Tecnologia: “nós temos grande potencial e executamos ações nacionais, podemos trazer para cá, mais pessoas interessadas no desenvolvimento do país”, concluiu.

Secretário do MCTI testa um dos produtos desenvolvidos pelo LAIS/UFRN.

O Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, o diretor-presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), Gilton Sampaio, e Divanilton Pereira, liderança política regional que articulou esse encontro, também participaram da visita ao LAIS/UFRN. Segundo Sampaio, “a gente se sente honrado por ter um Laboratório com a projeção nacional e internacional e vamos juntos, Estado, Laboratório e MCTI, firmar parcerias em todas as áreas”, enfatizou. Já Antenor Roberto, que visitou o Laboratório no final do seu mandato, como vice-governador do Rio Grande do Norte, comemorou o fato de “trazer o secretário do MCTI aqui, para ver o protagonismo do LAIS, nas várias inovações tecnológicas desenvolvidas para o SUS”.