Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROPESQ/UFRN) é o principal órgão responsável por desenvolver políticas de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico para a Universidade. Dentre os nomes que compõem a equipe da gestão 2023-2027, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a PROPESQ conta com a pró-reitora Silvana Zucolotto, professora do Departamento de Farmácia (DFA/UFRN), que realizou, nesta quarta-feira (05), uma visita técnica ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

Com expertises na área científica e de pesquisa, Zuculotto teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos nas bases de pesquisa do Laboratório, uma das primeiras instituições conhecidas em seu exercício como pró-reitora de Pesquisa. De acordo com a professora, a visita faz parte de uma iniciativa do Núcleo Avançado de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (NAPS) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/EBSERH). “Nós temos circulado por vários locais que desenvolvem pesquisa na UFRN para entender e conhecer as demandas. Foi uma grata surpresa ver tudo o que é desenvolvido aqui, todas as tecnologias e pesquisas em andamento de acordo com as demandas do Ministério da Saúde”, explicou ela.

O passeio pelas bases introduziu à pró-reitora projetos como o OSSEUS, o revELA e a Caneta à Plasma. Para a professora, o destaque das iniciativas desenvolvidas no LAIS/UFRN está na utilização destas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Como essas tecnologias podem ser aplicadas no âmbito do SUS pensando sempre na diminuição do custo e o tempo de atendimento dos pacientes, acho que isso é o principal”, destacou ela. “A UFRN está junto no desenvolvimento dessas pesquisas, então as enxergo com grande relevância”.

Sobre a visitante

Além de professora do DFA, Silvana foi professora visitante sênior no Plants for Human Health Institute da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, de agosto de 2021 a janeiro de 2023. Fora da docência, também atua, desde 2021, como bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).