Por Arthur Barbalho/Ascom LAIS

Participantes e palestrantes da 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde foram recebidos nesta segunda-feira (4), pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor José Daniel Diniz, pelo secretário de Relações Internacionais, Márcio Barbosa. A agenda de trabalho faz parte das atividades concomitantes do evento, o qual a abertura acontece hoje, a partir das 18h.

A comitiva foi coordenada pelo presidente da conferência e diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), professor Ricardo Valentim,. Na reunião, realizada na Sala dos Colegiados da UFRN, cada um dos convidados fez uma breve apresentação, onde destacaram as suas áreas de atuação e expertise.

Para o diretor executivo do LAIS, a realização da conferência marca um momento importante, em processo que use resiliência com o trabalho desempenhado pela equipe do laboratório durante a pandemia da covid-19. “É importante porque temos aqui representantes de instituições, de áreas de conhecimento distintas, com o propósito de debater como os sistemas de saúde podem ser ainda mais resilientes. Esse é um processo que passa muito por ações de internacionalização, com a interação constante e diferentes perspectivas”, afirmou.

Participaram do encontro os professores e pesquisadores do LAIS Ricardo Valentim, Juciano Lacerda, Carlos Alberto Oliveira Thaísa Santos Lima e Maurício Capra; a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmen Rêgo; além dos seguintes convidados internacionais:

● Prof. Dr. Rifat Atun (Escola de Saúde Pública T.H. Chan, Universidade de Harvard);
● Prof. Dr. José Manuel Bautista (Universidade Complutense de Madrid – UCM);
● Profa. Dra Almudena Gallego (Universidade Complutense de Madrid – UCM);
● Prof. Dr. José Jimenez de las Heras (Universidade Complutense de Madrid–UCM);
● Profa. Dra Carla Padrel (Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT);
● Prof. Dr. Leopoldo Sarli (Universidade de Parma – Università degli Studi di Parma);
● Profa. Dra Olga Janneth Ramirez (Universidade Nacional da Colômbia – UNAL);
● Sra. Mônica Diniz Duraes (Organização Pan-americana de Saúde – OPAS);
● Sra. Isabel Duré (Organização Pan-americana de Saúde – OPAS);
● Sr. Gabriel Listovsky (Organização Pan-americana de Saúde – OPAS);
● Sr. Roberto Tapia (Organização Pan-americana de Saúde – OPAS);
● Sr. Fernando Lelis (Organização Pan-americana de Saúde – OPAS).