Representantes do Institute for Healthcare Improvement (IHI) reuniram-se hoje (4), em Natal, com pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN). A dupla de executivos está entre os participantes da 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, que começa nesta segunda-feira.

Os executivos Paulo Borem e Fernando Faraco, diretor sênior e diretor do IHI, respectivamente, foram recebidos pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz, e pelo diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, além da professora Marise Reis, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFRN), e do secretário de Relações Internacionais da UFRN, Márcio Barbosa. Participaram da reunião também representantes do Ministério da Saúde. Na agenda, os participantes discutiram sobre a importância da inovação e o impacto dela nos sistemas de saúde.

O professor Valentim lembrou dos resultados obtidos por meio da plataforma Regula RN, desenvolvida pelo laboratório e que impactou diretamente no processo de regulação de pacientes no Rio Grande do Norte. “Uma regulação eficiente é um processo que impacta no processo de promoção à saúde. É uma questão que passa pelo controle, monitoramento e avaliação do cenário por meio da regulação”, destacou ele.

Já os representantes do IHI destacaram que a UFRN compartilha dos mesmos valores do instituto, por isso “A universidade, por meio de centros como o LAIS, mostra-se muito importante para promover inovação no setor de saúde, impactando a sociedade”, destacou Paulo Borem.

O reitor da UFRN destacou o impacto da UFRN no processo de enfrentamento à covid-19 no estado como um fator que reforça o papel da UFRN para o estado. “Vimos o que o LAIS possibilitou para a saúde pública do RN. São ações que trazem protagonismo para a universidade em situações como esta”, finalizou Daniel.