Por Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Buscar o aprimoramento de pesquisas e identificar os métodos mais eficazes nos processos de atendimento hospitalar a distância é o propósito da professora doutora Andréa Cintra Lopes, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (USP). Esse foi um dos fatores que motivaram a vinda da atual presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) à Natal/RN. Na última sexta-feira (16), Andréa Lopes fez uma visita técnica ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e discutiu oportunidades de parcerias em diversas áreas.

Durante o encontro, foram apresentados as bases de pesquisa e os projetos do Laboratório. Com foco na área de atuação da visitante, a Base de Audição e Linguagem recebeu atenção especial, por ser responsável pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas para audição e reabilitação de distúrbios da audição dos pacientes. Andréa Lopes teve a oportunidade de vivenciar, de perto, as diversas iniciativas promovidas pelos nossos pesquisadores.

Segundo Sheila Balen, coordenadora da Base de Audição em Linguagem, no início da pandemia, a equipe colaborou com a elaboração de um guia de boas práticas em telefonoaudiologia, em parceria com o CFFa. A partir dessa ação, foram promovidas discussões com o objetivo de impulsionar as inovações tecnológicas relacionadas ao uso do sistema de telessaúde e teletriagem no atendimento de pacientes na área fonoaudiológica.

Sheila Balen destaca ainda a relevância dessas colaborações para impulsionar o progresso no campo da audição e linguagem. “Apresentamos nossas iniciativas na área da telessaúde, com foco especial na teletriagem e na teleconsulta em audiologia. Discutimos, amplamente, as perspectivas relacionadas ao trabalho consistente e de longa data do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Trocamos ideias enriquecedoras e, certamente, essas interações resultam em parcerias, cooperações e atuações conjuntas no futuro”, destacou.

Reconhecendo a importância da inovação e do acesso aos serviços públicos de saúde auditiva com qualidade e eficácia, Andréa Lopes compartilhou suas impressões sobre o LAIS/UFRN. “O grande mérito do Laboratório é a inovação e a pesquisa em benefício da sociedade. Quanto mais evidências científicas, especialmente, em relação ao custo e benefício, podemos oferecer um serviço de melhor qualidade à sociedade, com diagnósticos mais precisos, intervenções no momento adequado e custos reduzidos para a sociedade”, concluiu a presidente do CFFa.