Na tarde do segundo dia do I Simpósio Internacional de Integração da Pesquisa no Projeto “Sífilis Não”, o tema norteador foi a inovação relacionada à comunicação. O encontro reuniu pesquisadores de diferentes áreas de pesquisa e lugares do mundo, reforçando a importância de cooperações entre as referidas áreas de conhecimento.

A palestra que iniciou a tarde teve como tema “Inovação e comunicação: um olhar antropológico para a sífilis”, ministrada por Lucía Sanjuán Nuñez, professora do Departamento de Antropologia Social e Cultural da Universidade Autônoma de Barcelona e pesquisadora do Eraas (GRAFO/UAB). Ela reforçou a importância da inovação presente no projeto “Sífilis Não”.“As campanhas mais básicas de prevenção tem uma utilidade limitada em certos casos, então necessitamos de um enfoque inovador sobre a sífilis, e o projeto “sífilis não” é um exemplo disso.”

Logo em seguida, aconteceu uma mesa redonda mediada pelo professor Juciano Lacerda, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN e pesquisador do LAIS. O tema discutido durante a mesa foi “Inovação e comunicação: uma ferramenta estratégica para indução de política pública em saúde”. Participaram do debate Almudena Muñoz, pesquisadora contratada da Universidade Complutense de Madri; Mirian Tavares, Coordenadora do CIAC e Vice-coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital da Universidade do Algarve (UAlg-PT); Teresa Firmino, jornalista e editora de Ciência no jornal “Público”; e Olga Ramírez, diretora de Pesquisa e Extensão da Universidad Nacional da Colômbia (UNAL).

Durante a participação da professora Olga Ramírez, ela falou sobre extensão e pesquisa relacionadas a sua faculdade na Colômbia, e reforçou a importância da realização do Simpósio “esse encontro é uma oportunidade maravilhosa para abrir a oportunidade de falar sobre esse tema e ver como unir os esforços e seguir trabalhando conjuntamente.”

A última parte da programação do segundo dia de evento promoveu outra mesa redonda, com o tema central “Ecossistemas tecnológicos como ferramenta de política pública” e foi mediada por Cristine Gusmão, que é professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e ainda contou com a participação de Vivekanandan Suresh Kumar, professor da School of Computing and Information Systems at Athabasca University; Daniel Mota Gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI – CIMATEC; Rafael Pinto, pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e Azim Roussanaly, professor associado da the Université de Lorraine.