Por Arthur Barbalho

Uma parceria firmada desde o início da pandemia no Rio Grande do Norte, e que tem gerado resultados importantes para o monitoramento do novo coronavírus no estado. É assim que podem ser classificadas as ações em conjunto entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) e o Governo do RN. Tais iniciativas colocaram o estado em 2º lugar no ranking de transparência em relação às ações de combate à COVID-19 em todo o país.

Os dados são do site “Transparência COVID-19”, desenvolvido pela organização não-governamental Open Knowledge Brasil, e que monitora o nível de transparência dos dados disponibilizados por todos estados e pelo Distrito Federal.

O RN soma 98 pontos no ranking (que pontua de 0 a 100), que leva em conta três dimensões para estabelecer sua pontuação: Conteúdo, Granulidade e Formato. Ainda de acordo com a equipe responsável pelo monitoramento de transparência, cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, aos quais são atribuídos diferentes pesos para a construção da nota final.

Os dados para alimentar as respectivas dimensões se baseiam nas últimas publicações periódicas de portais oficiais dos órgãos de saúde e controle dos governos estaduais e federal, privilegiando seções fixas (como boletins epidemiológicos, por exemplo) e hotsites desenvolvidos para este fim.

De acordo com a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, a parceria com o LAIS tem trazido resultados fundamentais para o enfrentamento da pandemia, no Rio Grande do Norte, auxiliando, com dados concretos, na tomada de decisões. “Tem sido de suma importância a parceria do Governo do RN, o LAIS e os representantes da ciência no nosso estado para que pudéssemos trilhar um caminho mais seguro e devidamente orientado nesta pandemia. Para além disso, a tecnologia desenvolvida por esses profissionais excepcionais têm nos alicerçado naquilo que prezamos muito: a transparência em nossas ações. Nós somos muito gratos e só temos a agradecer”, ressaltou a governadora.

Segundo Rodrigo Silva, pesquisador do LAIS e responsável pelo desenvolvimento do portal Coronavírus RN (primeiro do estado criado para monitoramento em tempo real do número de casos da doença), ofertar à sociedade ferramentas de monitoramento das ações públicas é de extrema importância para o cidadão. “Transparência das ações públicas é uma luta da sociedade civil que tem ganhado voz e espaço nos últimos anos. É a principal forma de empoderar o cidadão na fiscalização do que está acontecendo na sua cidade, no seu estado, no nosso país, permitindo que este mesmo cidadão possa cobrar do poder público o que deveria ser feito.”, afirmou.

“O LAIS, através de portal Coronavirus RN, leva para a população e para os gestores informações importantes sobre o cenário atual da COVID-19 em todo o Rio Grande do Norte. Coletamos informações de diversas fontes e centralizamos em um único espaço para mostrar o quadro geral. E sabendo dessa importância da transparência que disponibilizamos os dados em formato aberto, para que qualquer pessoa possa analisar, avaliar e validar as informações que disponibilizamos”, completou ele.

Para o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS e membro do Comitê Científico do RN, o uso de tecnologias é primordial para o enfrentamento da COVID-19, e também para a prestação de contas das ações dos entes públicos junto à população. “Estas tecnologias abertas são importantes para que a população possa acompanhar em tempo real o que tem sido feito para combater a pandemia. As ações do LAIS visam melhorar a comunicação do Governo com a sociedade, através de ferramentas que possibilitam esta transparência sobre o que está sendo feito. É um trabalho multiplataforma, através do Ecossistema Tecnológico, e multidisciplinar, com uma equipe composta por profissionais de várias áreas de conhecimento”, disse.