Por Dênia Cruz/ Heloisa Lemos – Ascom/LAIS

Começou nesta terça-feira (22) o  seminário “Imersão na plataforma de auditoria do SUS”. O evento, que acontece no auditório da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), é promovido pelo Ministério da Saúde por meio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Universidade de Brasília (UnB), Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Palantir Technologies, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e o SENAI/CIMATEC.

O objetivo do encontro foi alinhar atividades entre as instituições que estão desenvolvendo uma nova ferramenta de auditoria de projetos e ações no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do uso de inteligência artificial e novas tecnologias voltadas para atividades de auditoria e fiscalização.

Ao longo do primeiro dia de evento, foi feita a apresentação de cada um dos parceiros. Cada um dos participantes realizou uma breve mostra das atividades e expertises que desenvolvem, e que poderão colaborar para o desenvolvimento do sistema que será entregue durante a cooperação.

Para o pesquisador do LAIS, Rodrigo Silva, esse é um primeiro momento de troca entre os parceiros. “Esse evento é a primeira agenda de integração dos parceiros, para alinhamento das demandas desenvolvidas por cada um. Percebemos a necessidade de fazer esta imersão e trocarmos as experiências, que irão contribuir no avanço do processo de desenvolvimento da plataforma”.

O seminário ocorre até a próxima sexta-feira (25) e reúne pesquisadores, técnicos e profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) de instituições acima mencionadas.