Por Bruno Cássio – ASCOM/LAIS

​Os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) estão, desde a última segunda-feira, 5, na cidade italiana de Parma, na região Emilia-Romagna, para participar do evento “Ensino a Distância na formação de profissionais de saúde: intercâmbio de experiências e cooperação internacional na Itália, no Brasil e no Myanmar”. A iniciativa faz parte da construção de um acordo de cooperação técnica entre o LAIS/UFRN e a Universidade de Parma que prevê, entre outros pontos, a produção de Recursos Educacionais Abertos para a qualificação de profissionais de saúde que atuam em Myanmar, país do sudeste asiático.

​O início da parceria entre o laboratório brasileiro e a universidade italiana foi destaque na edição desta quarta-feira, 7, do Jornal “Gazzetta Di Parma”, um dos impressos mais antigos da Europa.

No dia em que é celebrada a Independência do Brasil, o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, enfatiza que a comunicação é uma ferramenta global de educação e de garantia de acesso às informações científicas entre os diferentes países. “Para o LAIS é muito importante ter o trabalho de cooperação internacional destacado em um jornal tão tradicional como a Gazzetta Di Parma, vamos guardar essa boa recordação”, afirma ele.

O jornal italiano deu ênfase à cooperação e as expertises dos pesquisadores do LAIS/UFRN em produzir ciência para melhorar a vida das pessoas. Durante o evento na Universidade de Parma, foram apresentados os vários projetos desenvolvidos pelo LAIS, com ênfase para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), que tem cerca 900 mil usuários cadastrados. Do lado italiano, Leopoldo Sarli, professor do Departamento de Medicina e Cirurgia da Universidade de Parma, destacou que essa colaboração renderá bons frutos, principalmente, na área de humanização do atendimento em saúde à população da nação asiática.

A agenda na Itália segue até esta quinta-feira (08) e deverá ser finalizada com a assinatura de um termo de cooperação técnica, contendo os principais pontos para a execução de um plano de trabalho comum.