Evento aconteceu na sede do centro de pesquisa da universidade portuguesa entre os dias 14 e 15 de janeiro

Em parceria com o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou o 1º Seminário de Integração de Pesquisa Brasil-Portugal, entre os dias 14 e 15 de janeiro, na instituição de ensino portuguesa. A ação teve como finalidade fortalecer as cooperações internacionais e alinhar as pesquisas em andamento, além de articular as produções conjuntas entre grupos de pesquisas.

O evento contou com palestras do professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS, e do professor Mário Emílio Teixeira Dourado Junior, do Departamento de Medicina Integrada da UFRN, que também atua em projetos do laboratório.

Na ocasião, os pesquisadores discutiram ações de pesquisa para desenvolvimento de soluções voltadas para a tecnologia em saúde. Para tal, foi apresentado ao presentes os resultados e situação dos projetos revELA e OSSEUS, com foco em esclerose lateral amiotrófica (ELA) e osteoporose, respectivamente.

A parceria do LAIS com o CISUC foi encaminhada ainda em 2019, através de reuniões entre pesquisadores dos dois centros. A expectativa é que as equipes também possam atuar em atividades conjuntas em outros projetos de interesse comum.