Por Bruno Cássio – Ascom LAIS

Uma comitiva de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), coordenada pelo diretor executivo do Laboratório, Ricardo Valentim, realizou, nesta segunda-feira (27), uma visita ao Instituto Curie, em Paris, na França. Na oportunidade, o ex-pesquisador do LAIS/UFRN, Marcel Ribeiro, atualmente vinculado ao Instituto Curie, deu as boas-vindas aos visitantes e apresentou detalhes sobre o funcionamento das unidades de pesquisa.

O instituto é o primeiro centro francês de investigação e de luta contra o câncer e recebeu o reconhecimento de fundação de utilidade pública em 1921. Seu complexo inclui uma Universidade (conhecida como Universidade Paris 6), um hospital, um museu e outras instalações que estimulam o desenvolvimento de inovações científicas. Desde a sua criação, por Marie Curie, o Instituto tem trabalhado com a investigação, o cuidado e a transmissão de conhecimentos sobre essa doença.

De acordo com Ricardo Valentim, essa visita integra uma extensa agenda de encontros de prospecção e de consolidação de parcerias que será realizada, nesta semana, em solo francês.

Quem foi Marie Curie?
Marie Curie foi uma cientista polonesa que descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, em parceria com Pierre Curie, seu esposo. Com a condução de pesquisas pioneiras sobre a radioatividade, ela se tornou a primeira mulher do mundo a ganhar o Prêmio Nobel de Física.