Por Bruno Cássio e Marina Gadelha

Em outubro de 2021, Natal será a capital internacional da Aprendizagem Online e deverá reunir pesquisadores, professores e estudantes de várias partes do mundo que atuam na área. Para falar sobre os preparativos da 29ª Conferência Mundial sobre Aprendizagem Online, representantes do International Council for Open and Distance Education (ICDE), do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e da Secretaria de Educação a Distância da UFRN foram recebidos pelo Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, nesta quarta-feira (11).

A secretária geral do ICDE, Torunn Gjelsvik, e a coordenadora de eventos e comunicação do ICDE, Caroline Seville, visitam a universidade para conhecer a estrutura da instituição e definir detalhes da conferência. Elas destacaram que o ICDE, fundado em 1938, tem como missão: promover o acesso democrático a uma educação inclusiva, aberta, on-line, flexível e de qualidade.

O Reitor da UFRN fez uma breve apresentação sobre universidade e deu ênfase ao trabalho de educação a distância, conectando municípios do Rio Grande do Norte e também com iniciativas internacionais. “Para nós, é uma honra organizar o evento do ICDE em Natal”, afirmou. Daniel Diniz se prontificou a promover a conferência na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), onde fará o convite aos reitores.

Na oportunidade, o secretário da conferência e professor do LAIS, Carlos Alberto Oliveira, destacou que a conferência abordará o tema Contagem Regressiva do ICDE para 2030: reiterando compromissos e redefinindo rotas. Espera-se que aproximadamente mil pessoas participem da programação, que terá tradução simultânea para várias línguas.

O Coordenador do LAIS e presidente da conferência, Ricardo Valentim, agradeceu o apoio do Reitor da UFRN para essa iniciativa e reforçou a intenção de ampliar a participação da nossa universidade no campo das grandes discussões sobre Educação Mediada por Tecnologia, Aprendizagem On-line, Inovação Tecnológica e Formação Humana na área da saúde.

Também estiveram presentes na reunião a pesquisadora do LAIS, Karilany Coutinho, a professora da UFPE e integrante da comissão organizadora, Cristine Gusmão, além da Secretária de Educação a Distância, Carmem Rêgo, do secretário de Relações Internacionais, Márcio Venício, e da secretária adjunta de Relações Internacionais, Renata Archanjo.

Visitas técnicas
Além do encontro com autoridades, a agenda da Comissão organizadora da 29ª Conferência Mundial de Aprendizagem On-line conta ainda com uma série de visitas técnicas a locais que podem servir de base e de apoio às atividades do evento. Nesta terça-feira (10), o Centro de Convenções de Natal e Hotel Holiday Inn foram visitados. Na manhã desta quarta-feira (11), foi a vez de visitar as instalações do Instituto Ágora e do Instituto Metrópole Digital que são parceiros institucionais da conferência.