Por Arthur Barbalho

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) lançou no início desta semana o curso “COVID-19: uso seguro de EPI”, através do ambiente virtual de aprendizagem do SUS (AVASUS). O serviço – produzido em parceria com o Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação (SGPIT) e Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Hospital Universitário Doutor Onofre Lopes (HUOL), unidade ligada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) – já conta com mais 3 mil inscritos em poucos dias. Faça a sua inscrição através do link: https://bit.ly/AvasusCoronavírus9.

O módulo de extensão conta com carga horária de 20 horas. É uma curso autoinstrucional, ou seja, completamente mediado por tecnologia. De acordo com a equipe pedagógica responsável pelo curso, a ação tem como objetivo promover atualização para os profissionais de saúde acerca dos conceitos essenciais nessa área de conhecimento, em face da pandemia pela Covid-19 e da necessidade de utilização segura dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

As aulas têm foco na paramentação e desparamentação, e também na prevenção de lesão por pressão associada ao uso da máscara N95 ou equivalente e do protetor facial pelo profissional de saúde.

O curso faz ainda a contextualização da pandemia da Covid-19 e seu impacto na saúde educacional, trata sobre a transmissão e as medidas de prevenção, e também apresenta possibilidades de prevenção de lesões para profissionais que utilizam EPIs. No total, as atividades estão divididas em três unidades de aprendizagem.

Além do LAIS, participaram da organização do material o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Dermatologia e Estomaterapia (NEPeDE), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS), além Conselho Regional de Enfermagem do RN (COREN).