A programação do terceiro dia do I Seminário Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde, teve como tema norteador o uso da tecnologia no telemonitoramento de dados de pacientes, para auxiliar nos prognósticos e diagnósticos. No evento, os professores parceiros do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) ministraram palestras com o intuito de discutir sobre o tema proposto.

O professor Paulo Gil iniciou sua palestra abordando o tema “Detecção e substituição de outliers em séries temporais” para ampliar o aprendizado e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas as práticas em saúde.

No segundo momento da tarde do seminário o professor Jorge Henriques ministrou a palestra ” Data science for tele-monitoring applications: Opportunities and challenges”, trazendo a ciência de dados como pauta principal. O professor falou sobre a elaboração de modelos de dados para monitoramento de prognósticos e diagnósticos dos pacientes, utilizando a tecnologia como ferramenta de apoio na melhoria da leitura de informações sobre os pacientes. “O modelo deve ser capaz de explicar e justificar a saída de dados, para ter confiança nas informações sobre os doentes, e poder avaliar corretamente”, destacou Jorge.

O Seminário segue com ciclo de palestras até a próxima sexta-feira (11.02), no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), e o conteúdo apresentando e produzido durante os dias do evento será transformado em recurso educacional, e em breve estará disponível nas plataformas do LAIS.