O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um dos vencedores do Prêmio Health-IT na categoria CASES DE SUCESSO – Melhor aplicação em Telemedicina. É a primeira vez que um laboratório localizado em um hospital do Nordeste é premiado.

A premiação acontecerá no dia 29 de agosto, em São Paulo, juntamente com o Fórum Health-IT, composto por palestras e debates com a temática voltada para a gestão e inovação em saúde. Para o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, receber uma premiação como esta é motivo e mostra que o laboratório está no caminho certo, desenvolvendo tecnologia, mudando a realidade e transformando os contextos do País. “Nós temos grandes projetos na área de tecnologia em saúde, como a Plataforma Nacional de Telediagnóstico, que têm possibilitado a população brasileira ter acesso a uma rede especializada de atendimento em saúde, somente em 2018 foram mais de 20 mil atendimentos remotamente na área de cardiologia, espirometria e oftalmologia”, afirmou Valentim.

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em março de 2011 e tem como alicerce a combinação de saberes das áreas da Saúde, Engenharias, Tecnologias da Informação e Comunicação. Situado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) é o primeiro laboratório instalado em um hospital brasileiro com a proposta de promover a inovação tecnológica em saúde. Nos últimos oito anos, o LAIS teve destaque nacional e internacional, com projetos nas áreas de Bioengenharia, Tecnologias Assistivas, Informática para Saúde e Educação Permanente em Saúde, além de cooperações internacionais com os Estados Unidos, França, Portugal, Canadá e Tanzânia.

Em seu trabalho, o LAIS também realiza importante parceria, tendo o Ministério da Saúde, a OPAS, o ICDE, a ANVISA e a Justiça Federal do Rio Grande do Norte entre seus parceiros.