Uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o Instituto Atena permitirá que os voluntários que participaram das pesquisas para testagem de imunizantes contra a covid-19, no Rio Grande do Norte emitam seus passaportes vacinais. A emissão acontecerá por meio da plataforma ADA para pesquisas clínicas aplicadas (clique AQUI para acessar a plataforma), desenvolvida pelo LAIS justamente para este fim.

O Instituto Atena ficará responsável por alimentar a plataforma ADA com os dados dos voluntários que foram efetivamente vacinados com os imunizantes testados e autorizados pela Anvisa. Nos casos dos voluntários que testaram imunizantes ainda não autorizados, esses receberão uma declaração de participação do processo de pesquisa, de acordo com a nota técnica No 66/2021-SECOVID, emitida pelo Ministério da Saúde.

Para o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, a plataforma ADA garante a todos os voluntários o direito de ter a sua imunização reconhecida. “No Brasil, mais de 60 mil pessoas foram voluntárias e precisam ter a sua imunização contra a covid-19 registrada, com direito a ter o seu passaporte vacinal”, alertou.

A plataforma ADA foi desenvolvida pelo LAIS em parceria com o Centro de Pesquisa do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. A plataforma também foi validada pela Associação Brasileira de Pesquisa Clínica, que reúne mais de 40 centros de pesquisa em todo o Brasil.