O segundo dia do I Seminário Internacional de Inovação em Saúde teve como tema central das discussões a “Introdução à Engenharia e Ciências de Dados: dos dados à decisão”. A palestra foi proferida pelo professor Jorge Henriques, membro do departamento de Engenharia Informática, da Universidade de Coimbra. O I Seminário é resultado de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

Em sua fala, Henriques abordou o que é a ciência de dados e como essa ciência, novos desenvolvimentos, novas aplicações. Conforme mostrado pelo professor, em 2018, 80% dos dados disponíveis no mundo estavam centralizados, com apenas 20% das informações sendo disponibilizadas para a sociedade. “Até 2025 a expectativa é que esse quadro seja exatamente o contrário, estando 80% das informações disponíveis. E para se ter esses dados é necessário que se saiba trabalhar com eles”, afirmou.

Ainda na tarde de ontem, o professor Paulo Gil, também do CISUC proferiu a palestra “Arquiteturas Neuronais Clássicas e Profundas”. Paulo Gil é professor do Departamento de Engenharia Electrotécnica. Seus interesses de pesquisa são em sistemas distribuídos, sistemas inteligentes, sistemas de controle em rede resilientes sobre redes heterogêneas e Internet das Coisas, com inúmeras publicações na área.

Todo o material produzido pelo I Seminário Internacional de Inovação em Saúde será transformado em recurso educacional aberto e estará disponível, em breve.