A possibilidade de se prever crises de epilepsia é o foco da pesquisa desenvolvida pelo pesquisador da Universidade de Coimbra, César Teixeira. O professor foi o responsável pela a palestra de abertura do I Seminário Internacional de Inovação em Saúde, promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e do Systems of the University of Coimbra (CISUC).

De acordo com o pesquisador de Coimbra, a pesquisa contou com a colaboração de instituições de três países: Portugal, França e Alemanha. Ao todo, os pacientes foram acompanhados durante três semanas, havendo uma coleta de dados inédita no que se refere à epilepsia no mundo.

Com a análise realizada, os pesquisadores puderam traçar, por meio de metodologias de pesquisa, um modelo que indica ou não a ocorrência de uma crise. Apesar do avanço, esse ainda não é o resultado necessário para os pesquisadores. “Este foi um primeiro passo para a aquisição de dados e agora iremos iniciar mais uma etapa da pesquisa clínica”, explicou o professor César Teixeira.

Parceria Internacional
O Seminário, que acontece até a próxima sexta-feira, no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), terá um ciclo de palestras todo direcionado para a inovação em saúde, com a abordagem de diversos temas como “Análise de séries temporais”; “Deep Learning”.

No entanto, a visita da missão do CISUC ao LAIS não foi restrita ao Seminário. Durante o período de visita ao Brasil, os pesquisadores puderam consolidar a parceria da Universidade de Coimbra com o LAIS, para o desenvolvimento de pesquisas, tendo como objetivo principal a melhoria da saúde global.

Para o diretor do LAIS, professor Ricardo Valentim, parcerias como estas são fundamentais para que se discuta problemas da saúde global, com soluções para toda a sociedade. “As parceiras internacionais abrem oportunidades para novas pesquisas e avanços importantes para todo o sistema de saúde”, argumentou.