Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) participaram na última terça-feira (17) de uma reunião na sede da Universidade Aberta de Portual (UAb), em Lisboa. Na pauta do encontro, as atividades de cooperação desenvolvidas entre as duas instituições e as possibilidades de novas ações no futuro.

Pelo LAIS estiveram presentes o professor Ricardo Valentim, diretor executivo, e o pesquisador Pedro Evangelista. Representaram a UAb no encontro a professora Carla Padrel, reitora da universidade, e o professor Vitor Rocio, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da instituição portuguesa.

A primeira parte da reunião debateu o cenário atual das pesquisas desenvolvidas entre as duas instituições, sobretudo os mestrados e doutorados que acontecem no âmbito do projeto “Sífilis Não”. Foram apresentadas as situações dos pesquisadores do LAIS vinculados à UAb e as expectativas de defesa dos projetos, já iniciadas no último mês de abril e que devem seguir por todo o ano.

Segundo o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, a expectativa é este novo projeto reforce ainda mais a parceria já desenvolvida entre as duas instituições. “Fizemos hoje esse apanhado de tudo que está sendo feito no projeto Sífilis Não, mas também iniciamos as tratativas para este importante projeto que irá atuar em iniciativas na área de análise de dados em educação, com foco na análise do impacto da formação humana nos processos de saúde”, destacou ele.

Para a reitora da UAb, o cenário atual da parceria entre as instituições reforça a importância do trabalho que vem sendo feito. “Já somos parceiros de longa data e neste encontro debatemos o início de um novo trabalho em conjunto, sobretudo na área de learning analytics e big data, que será de suma importância para o que fazemos aqui no UAb e creio que também para o LAIS”, explicou a reitora da UAb, Carla Padrel.