Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Lançado em outubro de 2023, o projeto “Imuniza Macaíba” teve como objetivo principal: estimular a ampliação da cobertura vacinal de crianças, a partir dos 2 meses de vida, a adolescentes de 14 anos de idade, com enfoque na comunidade escolar. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba/RN contou com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Na manhã desta quinta-feira (14), os estabelecimentos municipais de ensino, que aderiram ao projeto e apresentaram melhores resultados, receberam o Prêmio “Escola Amiga da Vacina”.

Das 43 escolas públicas em atividade no município da Região Metropolitana de Natal/RN, 17 participaram das ações do “Imuniza Macaíba” e concorreram à premiação. O Educandário Venera Dantas e a Creche Enedina Augusta Bezerra ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e receberam, além de um troféu, um computador de última geração. Aldenira Torres, representante da Secretaria Municipal de Educação, agradeceu o LAIS/UFRN “por contribuir com esse momento, para que fosse efetivado, nas nossas redes escolares, a campanha vacinal, do projeto ‘Imuniza Macaíba’, por que ela vai garantir que as crianças estejam, de fato, vacinadas. Com isso, menos vulnerabilidade a doenças e, principalmente, garantir a aprendizagem”, declarou.

No período de 20 de outubro a 12 de dezembro de 2023, que marcou a vigência dessa primeira edição do projeto, foram aplicadas 884 doses dos mais diversos imunizantes, alcançado 550 crianças e adolescentes. Para o prefeito de Macaíba/RN, Emídio Júnior, os números são uma demonstração de aceitação popular à vacinação. Segundo ele, “isso mostra a participação efetiva da sociedade, dos pais dos alunos, das crianças que estavam disponíveis, para que pudessem ser imunizadas; eu tenho certeza que ao longo de todo o ano de 2024, nós vamos duplicar o número dessas escolas e mais do que duplicar o número de crianças imunizadas”, afirmou o gestor municipal.

No total, o LAIS/UFRN fez a doação de cinco computadores para a Secretaria Municipal de Saúde que vão contribuir com o trabalho de estímulo às ações de Vigilância em Saúde no ambiente escolar. A pesquisadora do Laboratório, Gabriela Albuquerque, representou o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, no evento de entrega da premiação e destacou, em sua fala, a parceria com o município em outras áreas, como a triagem para diagnóstico da osteoporose, feita por meio da ferramenta Osseus, e o monitoramento inteligente dos casos de sífilis, com o sistema Salus. O secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, reconheceu a importância dessa colaboração: “somos parceiros em vários projetos e as portas do município de Macaíba estão abertas para o LAIS”, concluiu.