Aconteceu nesta quinta-feira (05) o seminário em alusão aos 10 anos de existência da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde. O evento realizado em formato híbrido e promovido pelo conselho científico e editorial da revista, contou apoio do Laboratório de Inovação de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS), e reuniu pesquisadores para troca de experiências sobre a importância da inovação no contexto atual.

A mesa de abertura contou com uma apresentação da RBTIS, e teve a participação dos professores Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS e editor chefe da RBITS, Hélio Roberto Hekis (editor adjunto) e Mônica Reis (bibliotecária da RBITS).

Logo após a abertura, aconteceu a palestra “Trajetória da Revista Brasileira de Engenharia Biomédica”, feita pelo editor chefe desta, professor Alcimar Barbosa Soares. Ele trouxe sua experiência na condução do periódico, relatando as dificuldades de criar, produzir e manter uma revista científica no Brasil. “É desafio de buscar recursos para sua manutenção e colaboradores no âmbito nacional e internacional para construção dos conteúdos e pesquisas. Nossa missão era aumentar o fator de impacto e conquistar o interesse dos pesquisadores em publicar na nossa revista, já fazer ciência é um desafio”, coloca o professor.

O diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, destacou a missão de desenvolver um periódico que agrega a saúde com a perspectiva transdisciplinar. “A revista foi criada para fazer uma interlocução com a saúde de forma transdisciplinar. E criar uma revista científica não é uma missão fácil no Brasil, principalmente pelas dificuldades em obter recursos para manutenção. É um desafio produzir conteúdo científico, despertar interesse nos pesquisadores para publicar em nosso periódico. Por isso nossa missão é tornar a RBTIS um meio de disseminação internacional de pesquisas biomédicas, oferecendo a alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores acesso à informação científica de forma multidisciplinar, para aumentar o fator de impacto”, colocou o professor.

À tarde, os pesquisadores formaram grupos de trabalho com objetivo de traçar metas para novas publicações futuras do periódico, definindo o planejamento dos temas a serem trabalhados nos anos de 2021 e 2022. Houve também uma reunião do conselho editorial para discutir o quadro de avaliadores da revista, e convidar novos participantes.