Por Bruno Cássio – Ascom LAIS

Encurtar as distâncias geográficas, consolidar e ampliar cooperações técnicas internacionais e, dessa forma, levar a países de várias partes do mundo as expertises nas áreas relacionadas à comunicação, a educação e a inovação em saúde são ações que estão, há mais de dez anos, na rotina de atividades dos cerca de 600 pesquisadores que integram o time do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Parte dessa equipe está em Portugal, para debater novas possibilidades de parcerias acadêmicas e científicas com a Universidade do Porto e com a Universidade de Coimbra.

A agenda de compromissos iniciou, nesta segunda-feira (04), no norte de Portugal. Os pesquisadores do LAIS/UFRN realizaram uma visita técnica ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto (ICBAS/U. Porto), onde foram recebidos pela médica pneumologista e professora do Instituto, Raquel Duarte, que já foi secretária de Estado de Saúde Pública do Governo Português, e por Adriano Bordalo e Sá, diretor do Departamento de Estudos de Populações do ICBAS/U. Porto.

Representantes dos dois países expuseram iniciativas desenvolvidas, principalmente, na área da saúde pública. Do lado português, foram destacados projetos relacionados à estratégia de combate à covid-19 e aos estudos referentes à tuberculose e à silicose pulmonar, doenças comuns nessa região portuguesa. Só para se ter uma ideia, a silicose é responsável por grande parte dos casos de afastamento do trabalho de mineiros, metalúrgicos, operários da construção civil, da indústria do cimento e de outras categorias expostas à poeira de sílica, mineral que está nas rochas, areias, quartzo e em outros materiais.

Do lado brasileiro, coube ao diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, apresentar iniciativas desenvolvidas pelo Laboratório e destacar o grande volume de dados epidemiológicos produzidos pelas ferramentas tecnológicas criadas, especialmente, durante a pandemia da covid-19. “Nós temos dados sobre vacinação, fabricantes de imunizantes, regulação de leitos hospitalares, essa acurácia foi fundamental para a tomada de decisões por parte de gestores públicos e, agora, esse enorme fluxo de informações precisa ser analisado e nós estamos abertos para discutir de que forma”.

Ao final das exposições, a professora Raquel Duarte, da Universidade do Porto, fez uma avaliação do que foi discutido. “Eu vejo muito promissor, este intercâmbio entre as duas instituições, temos uma série de áreas em comum, quer na área de doenças infecciosas, quer na área das doenças não-transmissíveis, há claramente um grande campo de trabalho que pode ser otimizado de forma conjunta”.

Já o diretor do Departamento de Estudos de Populações do ICBAS/U. Porto levantou a possibilidade de o LAIS/UFRN e a Universidade do Porto atuarem em regime de cooperação em projetos direcionados às populações de países do continente africano que falam português. “Eu penso que temos um grande futuro para combater a miséria, para melhorar a saúde das populações que estão muito esquecidas em África”.

Nesta terça-feira (05), os pesquisadores do LAIS/UFRN e do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN), que também integram a delegação brasileira, visitarão o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), ainda na cidade do Porto. Na quarta-feira (06), será a vez da Universidade de Coimbra receber nossos pesquisadores para debater parcerias.