Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

A informática médica é uma área de estudo que tem, entre seus principais objetivos, potencializar a eficiência dos profissionais de saúde e promover práticas hospitalares efetivas por meio da tecnologia. Com o foco na análise de processamento de biossinais para o diagnóstico clínico, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN) e o Departamento de Engenharia Biomédica (DEB/UFRN) promovem, de 5 a 19 de outubro de 2023, o Minicurso de extensão “Informática Médica”.

A aula inaugural realizada nesta quinta-feira (05), no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), teve entre os palestrantes, os professores Jorge Henriques, do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e Ernano Arrais, pesquisador do LAIS/UFRN é professor do PPgGIS/UFRN. Para o público externo, foram ofertadas 25 vagas, com inscrições no local. A primeira aula trouxe uma visão geral do problema envolvendo a aquisição dos chamados sinais biológicos, além das etapas que devem ser cumpridas para a tomada de decisão no diagnóstico médico.

Os professores explicaram, em suas apresentações iniciais, o que são os biossinais e os procedimentos, geralmente, utilizados na coleta desses dados. “O principal objetivo desse curso é fazer com que os alunos tenham uma visão geral de todas as etapas necessárias no processamento de sinais, desde a aquisição, a eliminação de ruídos, tração de características, classificação, até a tomada de decisão. Esperamos que eles tenham uma visão abrangente disso tudo”, explicou o professor Jorge Henriques.

As próximas aulas irão discutir o uso dos biossinais para atingir um diagnóstico preciso, unindo teoria e prática para a resolução de problemas hospitalares. “Esperamos que eles entendam o ponto de vista teórico e como aplicá-lo em na prática. Se eles implementarem em seus trabalhos práticos, e esperamos que sim, certamente terão uma visão muito prática de como implementar o que estamos a ensinar aqui e tomar decisões na resolução de problemas simples envolvendo a saúde pública”, finalizou o professor português ao falar sobre suas expectativas para o Minicurso.