Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Na noite desta quarta-feira (30), em Campinas, interior de São Paulo, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) apresentou sua candidatura para promover, em 2023, a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS). A apresentação, que durou cerca de 10 minutos, ocorreu em uma sessão reservada, restrita aos integrantes da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), organizadora do evento.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS); o Projeto revELA, que atua com tecnologias assistivas para pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); o OSSEUS, dispositivo portátil que realiza o exame de densidade óssea para a prevenção de doenças como a osteoporose; as plataformas de regulação de leitos e de monitoramento da vacinação contra a covid-19 e as cooperações técnicas internacionais foram destaques durante a exposição.

Além de falar das iniciativas desenvolvidas pelo Laboratório, o pesquisador do LAIS/UFRN, Agnaldo Souza, que representou toda a equipe nesse momento, citou as potencialidades turísticas de Natal, capital do Rio Grande do Norte. De acordo com ele, uma votação deverá ser realizada para definir entre as propostas apresentadas, qual será a escolhida. Uma visita técnica aos locais que podem ser sede do congresso também está prevista.

Outros pontos fortes, apontados como diferenciais na proposta potiguar, para trazer para o Rio Grande do Norte esse congresso, são o fato de o LAIS/UFRN ter um grande protagonismo nacional e internacional na área de inovação em saúde e possuir experiência na realização de grandes eventos. A candidatura do LAIS/UFRN conta com o apoio do Natal Convention Bureau, fundação sem fins lucrativos que tem como objetivo aumentar o fluxo de visitantes à cidade de Natal/RN.

.