O coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, foi um dos homenageados do Prêmio Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A condecoração contemplou profissionais que colaboraram para o desenvolvimento econômico do RN em 2019, e aconteceu nesta sexta-feira (6) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

A cerimônia reuniu representantes do setor produtivo, do comércio, indústria, agropecuária e outras áreas. O professor Valentim foi único premiado da tarde que não atua na iniciativa privada. Ele destacou a importância do prêmio e do diálogo entre a academia e o mercado.

“Este é um prêmio que não é meu, mas de todos os professores, pesquisadores, alunos e colaboradores que fazem o LAIS. Fomos o único órgão da academia premiado aqui, o que mostra a relevância do trabalho que toda a equipe do LAIS realiza no desenvolvimento de tecnologias que diariamente servem ao povo do RN, através do Hospital Universitário Onofre Lopes. Mais do nunca, se faz necessário este diálogo entre os órgãos que fomentam a pesquisa no RN e o setor produtivo, para que juntos possamos fazer um estado mais forte”, afirmou.

O titular da SEDEC, Jaime Calado, falou sobre a relevância do trabalho do LAIS e sua representatividade para o RN. “O LAIS é um laboratório que está hoje entre os mais importantes do mundo. São mais de 350 pesquisadores de várias áreas de conhecimento que, juntos, desenvolvem soluções que ajudam a colocar o RN no mapa da ciência e tecnologia de ponta. É um espaço que é um orgulho para o estado”, disse.

Além do professor Ricardo, foram premiados os empresários Pedro Alcântara Lima (Grupo 3 Corações), Nevaldo Rocha (Grupo Guararapes), Genivan Josué Batista (Rede A Construtora), Cristiano Peixoto Maia (Grupo Samaria / Potiporã), Luiz Barcelos (Agrícola Famosa) e Josué Gomes (Coteminas), além de Eva Vilma Panício (Associação dos Faccionistas do Sertão), dos representantes da FIERN e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Amaro Sales e Marcelo Queiroz, respectivamente, e da governadora Fátima Bezerra.