Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

O pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Rafael Pinto, é um dos finalistas do Prêmio Nacional CAPES de Tese 2023. O trabalho intitulado “Um Framework para Avaliação Multidimensional de Intervenções em Saúde Pública” fomentou o desenvolvimento do sistema “Hermes”, que faz a avaliação de campanhas públicas de comunicação em saúde oriundas do Projeto “Sífilis Não”, em parceria com a Universidade de Athabasca, no Canadá.

O Prêmio Capes de Tese é destinado às melhores teses de doutorado defendidas em 2022, e o “Grande Prêmio Capes de Tese”, outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras. Além da bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional, a premiação oferece até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) destinados aos ganhadores das áreas de Educação e de Ensino.

De acordo com a orientadora do trabalho, professora Lyrene Fernandes, esse fator teórico e prático foi um dos principais pontos que levou à indicação ao Prêmio. “A tese do Rafael foi um trabalho que envolveu muita pesquisa teórica, mas, ao mesmo tempo, teve um aspecto aplicado, com excelentes resultados de publicação, ferramenta e trabalhos derivados do dele”, argumentou a docente.

O trabalho concorrente representa todo o Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC/UFRN) no Prêmio Nacional CAPES de Tese 2023 e, de acordo com o próprio pesquisador, valida o estudo desenvolvido, em diversas áreas do conhecimento. “Essa escolha valida a pesquisa transdisciplinar realizada, abrangendo as áreas da Ciência da Computação, Comunicação e Saúde Pública, e evidencia a importância dos resultados alcançados”, enfatizou Rafael Pinto.

The Lancet

Além do Prêmio da CAPES, a referida pesquisa já rendeu vários artigos, sendo um deles destaque da capa da Revista The Lancet, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. Com o título, em português, “Uso da Análise de Séries Temporais Interrompidas na Compreensão do Curso da Epidemia de Sífilis Congênita no Brasil”, o artigo publicado na The Lancet é baseado na tese do pesquisador Rafael Pinto e conta com a participação de outros pesquisadores do LAIS/UFRN, como autores.

O artigo apresenta achados científicos importantes no âmbito do enfrentamento à sífilis no Brasil, ao mesmo tempo em que discute resultados baseados na utilização de métodos computacionais, com robustos modelos estatísticos de regressão linear para medir a efetividade de políticas públicas de saúde. A regressão linear é uma forma matemática que os cientistas utilizam para observar e demonstrar tendências, ou seja, se os casos estão subindo ou reduzindo.

Para o diretor executivo do LAIS/UFRN e co-orientador da tese, professor Ricardo Valentim, todo o trabalho de pesquisa desenvolvido por Rafael Pinto pode contribuir em termos globais de saúde, pois cria um método mais moderno e muito robusto para analisar a efetividade da condução das políticas públicas de saúde em resposta às crises sanitárias. “A sífilis é um exemplo de crise sanitária, que neste momento preocupa vários países no mundo, inclusive, países desenvolvidos como os Estados Unidos, Canadá e China, reforçando, ainda mais, a importância da pesquisa desenvolvida para todo o mundo”, finalizou.