Por Bruno Cássio, Gabriel Mascena e Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação LAIS

Compartilhar com representantes dos 167 municípios do Rio Grande do Norte as boas experiências no enfrentamento aos graves problemas de saúde pública foi o principal foco da participação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), no 1º Congresso e Feira de Oportunidades de Negócios para Municípios do RN (COFENE), realizado nos dias 24 e 25 de agosto de 2022, na Arena das Dunas, em Natal/RN.

Na mesa de abertura do evento, organizado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, destacou que “a pandemia mostrou a importância da ciência e da cooperação técnica entre diversos órgãos públicos, em nível municipal, estadual e federal, na indução de políticas públicas efetivas para enfrentar os problemas de saúde”.

O Conefern mobilizou gestores públicos e os setores produtivos e de serviços do estado, e se apresentou como uma importante oportunidade para uma maior aproximação dos municípios com as tecnologias desenvolvidas pelo LAIS. “É no município que o SUS acontece e o Laboratório está aberto para contribuir e cooperar com as boas práticas na área da saúde municipal”, complementou Ricardo Valentim.

No estande do laboratório, foram apresentados ao público detalhes sobre os seguintes projetos: Regula RN, que faz a gestão e regulação de leitos hospitalares; AVASUS, Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde que já contribuiu com a qualificação de quase 900 mil alunos; Salus, plataforma que realiza o monitoramento inteligente dos casos de sífilis, com ênfase para a sífilis congênita, e o “Sífilis Não”, o maior projeto de enfrentamento à sífilis no contexto da saúde global.

Ao longo da programação do segundo dia de evento, Ricardo Valentim realizou uma palestra sobre a importância da tecnologia em saúde para uma boa gestão municipal. Em sua fala, o diretor destacou a importância da qualificação dos profissionais de saúde nos municípios do estado. “A efetividade da execução das políticas públicas de saúde depende essencialmente do trabalho dos municípios, e ter municípios mais qualificados significa dar uma resposta, em termos de saúde pública, mais efetiva”, apontou ele.

No tocante à importância da construção de soluções na área de saúde pública, o presidente da FEMURN, Anteomar Pereira, destacou o papel do LAIS e das parcerias estabelecidas. “O LAIS é um dos parceiros dos municípios potiguares, desde a pandemia. Essa inovação tecnológica que o laboratório usa na área de saúde deve ter um apoio muito grande por parte dos municípios, para que os municípios possam melhorar a qualidade da saúde usando tecnologia”, reforçou o presidente.