Por Gabriel Mascena / Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

A aplicação da inteligência artificial e de ferramentas inovadoras na melhoria e manutenção dos serviços de saúde é a ponte para a nova parceria prospectada entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que fica em Portugal. Professor e pró-reitor para transição digital e modernização administrativa da UTAD, além de pesquisador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), onde teve seu primeiro contato com o LAIS/UFRN, Hugo Paredes realizou, nesta última quinta-feira (18), uma visita técnica ao Laboratório, onde teve a oportunidade de ver pessoalmente, as diversas iniciativas desenvolvidas pelos pesquisadores.

Além do pró-reitor, estiveram presentes os também professores Juciano Lacerda, pesquisador do Laboratório, e Rafael Foletto, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na visita, projetos como o revELA, voltado às tecnologias assistivas para melhorar a qualidade de vida de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica, ganharam destaque por serem interfaces capazes de se adaptar aos comportamentos e níveis de evolução da própria doença, unindo a tecnologia à acessibilidade e à saúde dos pacientes.

De acordo com Paredes, foi possível perceber efetivamente todo o caminho de desenvolvimento dos projetos e suas contribuições para a saúde e o bem-estar da sociedade. “Acho que esse é um dos grandes lemas do que se faz aqui, trabalhar e pôr a ciência a serviço das pessoas para melhorar sua qualidade de vida”, disse o professor.

Relacionando os estudos do Laboratório à sua área de atuação, o pesquisador ainda destacou: “há aqui, alguns projetos muito interessantes, principalmente, na forma como a tecnologia pode se adaptar às pessoas e de que forma podemos ter mecanismos inteligentes para promover essa adaptação e fazer com que a tecnologia esteja a serviço das pessoas”.

Para Foletto, as iniciativas do LAIS/UFRN lhe fizeram perceber o valor da ciência aplicada na prática e a importância da rede de integração do Laboratório com outras instituições. “É isso que é fazer ciência, não só pensar na teoria, mas também ver ela na prática, no dia a dia, e estimular outros estudantes a seguir com esses projetos. Então, é importante receber pesquisadores de outros lugares para que a gente possa replicar um pouco das ideias em outras universidades”, enfatizou ele.

PALESTRA: “AMBIENTES DIGITAIS PARA UM ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL”

Com discussões sobre a tecnologia e os ambientes digitais aplicados às áreas de saúde e bem-estar humano, acessibilidade e análise de dados, nesta sexta-feira (19), o professor Hugo Paredes também ministrou a palestra “Ambientes digitais para um envelhecimento ativo e saudável”, na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), para pesquisadores e profissionais da área da saúde.

No evento, o pesquisador apresentou um estudo de caso que trata do Ecossistema de Saúde Digital, um espaço virtual onde se encontram dados dos pacientes e que têm os cidadãos como foco principal. “Um dos desafios é como nós conseguimos usar todos os dados que são colocados aqui e como depois eles podem nos auxiliar a melhorar a qualidade de vida e promover uma vida mais ativa e mais saudável para o centro do ecossistema, que são as pessoas”, explicou ele.

O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, agradeceu a presença do professor português e colocou o Laboratório à disposição para a execução de planos de trabalho em áreas como interoperabilidade de sistemas, análise de grandes volumes de dados para tomadas de decisão e educação em saúde mediada por tecnologias.

A agenda faz parte de uma parceria entre o LAIS/UFRN, a UTAD e o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN), tendo como principal objetivo: a aproximação de linhas de pesquisas das universidades brasileira e portuguesa.