Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) participaram de uma agenda de trabalho na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma, na Itália. O encontro serviu para a apresentação de projetos desenvolvidos pelo laboratório no campo da saúde global.

A missão faz parte da cooperação entre as duas instituições de ensino, contemplando pesquisa e extensão. Participaram da missão o professor Juciano Lacerda, coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Interinstitucionais do LAIS, e o pesquisador Sedir Morais.O primeiro compromisso na capital italiana foi uma reunião com representantes da instituição de ensino estrangeira. Estiveram presentes no encontro o professor Fabio Pasqualetti, decano da Faculdade de Ciências da Comunicação Social da UPS, e Jaroslaw Rochowiac, secretário geral da UPS. O grupo discutiu a revisão do termo de cooperação entre as instituições, além de tratar sobre ajustes no referido documento. A expectativa é que até o início de abril tais ajustes sejam discutidos, e que o documento final seja assinado pelo reitor da UPS.

Na sequência, os pesquisadores do LAIS fizeram a apresentação de projetos transdisciplinares desenvolvidos pelo laboratório (Osseus, Iris, Kardia, RevELA e Sífilis Não). A dupla enfatizou o impacto destas ações na sociedade.

A agenda serviu também para a discussão da participação do LAIS no “#IACQ Intelligenza Artificiale e Computer Quantistic”, seminário sobre inteligência artificial que acontece em setembro na capital italiana.