Por Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Uma bandeira de 40 metros coloriu a praia de Ponta Negra, em Natal/RN, na 25a Parada LGBTQIAPN+, neste domingo (17). Além de celebrar o orgulho, o evento reforçou a luta pela igualdade de direitos civis. A iniciativa contou com o apoio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que contribuiu com ações estratégicas voltadas ao Projeto “Sífilis Não”.

Na concentração, no início da Av. Roberto Freire, a equipe do LAIS/UFRN deu início à distribuição de adesivos que fazem alusão à diversidade, juntamente com panfletos educativos sobre prevenção, testagem e tratamento da sífilis. Essa ação está integrada à campanha “Se encaixa, vale”, desenvolvida especialmente para a ocasião, que incentiva a utilização da camisinha externa e interna, seja em relações casuais ou duradouras.

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), Lyane Ramalho, a participação de representantes da saúde pública na caminhada é essencial. “O LAIS tem sido um parceiro constante e, a cada ano, fortalecemos nossa colaboração com a SESAP, realizando diversas ações para promover a prevenção da sífilis e reduzir os indicadores”, afirma.

O evento reuniu membros da comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas aliadas à causa. Ao longo do percurso da Parada, que contou com 2 trios elétricos que também estavam customizados com a campanha “Se encaixa, vale”, ao longo das apresentações musicais o público dançou e cantou o jingle feito por pesquisadores do Laboratório sobre a prevenção da sífilis. Entre eles, a primeira pesquisadora trans mestra em Inovação e Saúde da UFRN e integrante do LAIS, Janvita Ribeiro, responsável pelo conceito e pela voz da peça musical.

Janaina Lima, Coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH), destacou a comunicação e a educação em saúde como  direitos fundamentais. “As campanhas de promoção da saúde também devem estar presentes nos espaços de diversidade, nas festas e momentos de alegria, porque este é também um momento de resistência, de troca de informações e fortalecimento das práticas preventivas.” explica.

A coordenadora da SEMJIDH ressaltou a importância de o LAIS/UFRN vir para a rua e marcar presença na Parada LGBTQIAPN+ para “assegurar que a ciência não fique confinada às quatro paredes da universidade, pois a ciência é também um direito do povo e se realiza junto ao povo”. Renato Viterbo, Presidente da Parada LGBT de São Paulo, destaca a relevância da parceria com o Laboratório: “Considero fundamental que a Parada LGBT+ de São Paulo apoie outras manifestações, como a Parada de Natal, que é incrível. Estou participando pela primeira vez, e já pude sentir a energia contagiante das pessoas. É crucial abordar a prevenção, e a colaboração da Parada de São Paulo com o LAIS/UFRN é essencial, pois trata de uma questão grave que afeta nossa população: a sífilis”, finaliza.

A caminhada finalizou na Praça dos Gringos, em Ponta Negra, com muitas outras atrações e também uma fala importante do pesquisador do LAIS José Adailton Silva, que lembrou: “É com muito orgulho que o LAIS se faz presente nesse evento com muitas estratégias e ações com o projeto de prevenção e promoção a saúde. O LAIS é um laboratório que se preocupa muito com saúde pública”. A 25a Parada LGBTQIAPN+ foi promovida pela organização do Fórum LGBTQIA+ Potiguar, em colaboração com a Rede Gay e o Centro Municipal de Cidadania LGBT, sob a coordenação de Wilson Dantas e Sérgio Cabral.

Confira alguns registros feitos pela equipe do LAIS: https://drive.google.com/drive/folders/14CvFNnsTQe8dvdBxp2MEyxIeVulKW9PA?usp=sharing