O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, visitou nesta sexta-feira (16) o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi a primeira visita do atual titular da pasta ao LAIS, e a segunda de um ministro de Estado ao laboratório, referência no desenvolvimento de tecnologias para o Serviço Único de Saúde (SUS).

O encontro contou a presença do reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz, da governadora Fátima Bezerra, do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e dos deputados federais João Maia e Benes Leocádio, além de representantes de secretarias dos governos estadual e do município de Natal, bem como de assessores técnicos do Ministério da Saúde.

O grupo realizou uma rápida reunião, onde foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas pelo laboratório, como os projetos “Sífilis Não”, OSSEUS e Autonomus, este último destinado a pacientes com esclerose lateral amiotrófica. Em seguida, participou de uma visita guiada às bases de pesquisa do LAIS. O ministro Mandetta elogiou o trabalho de excelência desenvolvido no LAIS, destacando a importância do centro de pesquisa para o desenvolvimento de soluções que possam ser aplicadas nos serviços de saúde públicos do Brasil.

“O LAIS é uma das referências para o SUS. Mais do que um laboratório que propõe projetos, o LAIS tem como característica desenvolver ações que parte das necessidades do Ministério da Saúde. A pesquisa de lesões neuromusculares é muito importante, sobre esclerose lateral amiotrófica, toda questão relacionada à sífilis. É muito interessante aqui a presença de jovens, do ensino médio, de início da faculdade, que aprendem a pesquisar respirando uma política de pesquisa, que extremamente importante. Está de parabéns toda a equipe do LAIS”, disse ele.

A governadora Fátima Bezerra também falou sobre o trabalho desenvolvido pela equipe do laboratório e a importância da vinda do ministro, que ajuda a reforçar a credibilidade da pesquisa que é desenvolvida pelos pesquisadores. “Primeiro eu quero aqui destacar que o LAIS conquistou credibilidade não só aqui no Rio Grande do Norte mas no país como um todo. A vinda do Ministro da Saúde, aqui, in loco, simboliza para nós um compromisso com as políticas de Estado, para continuar apoiando as ações do LAIS, pelo que ele significa, uma verdadeira revolução, diante do desafio imenso que o mundo contemporâneo coloca cada vez para nós no contexto da saúde.