Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Em recente visita à Brasília/DF, com agendas no Ministério da Saúde (MS) e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) foi recebida pela diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (DEGES/SGTES/MS), Regina Gil, e pela coordenadora-geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde do referido Departamento, Lívia Méllo. O encontro, realizado na última quinta-feira (17), serviu para a apresentação de dados sobre os cursos hospedados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).

Uma parcela significativa dos módulos educacionais da plataforma foi produzida a partir de demandas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), pasta na qual o DEGES está inserido e que tem um longo trabalho de cooperação técnica com o Laboratório potiguar. Entre os dados que foram destacados estão: mais de 1 milhão de usuários registrados no AVASUS; mais de 2 milhões e 800 mil matrículas realizadas; 402 cursos ativos e mais de 6 mil vagas em ofertas de cursos de Especialização (lato sensu).

O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, esclareceu que será construído, para essa nova gestão da área, um cronograma de reuniões para facilitar, ainda mais, o alinhamento das ações desenvolvidas em parcerias firmadas com o Departamento e que esse é um momento fundamental para definir quais critérios podem ser adotados para atestar os resultados dos cursos ofertados na rotina dos profissionais de saúde e no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Nós já estamos realizando pesquisas nesse sentido, mas a SGTES, por meio do DEGES, pode indicar quais impactos quer medir e nos ajudar nesse processo”, enfatizou Valentim durante a reunião.

“Para nós, aqui no Ministério da Saúde, é importante conhecer os parceiros, conhecer o trabalho que tem sido feito e, em relação ao Laboratório, conhecer a vivência das equipes que estão trabalhando como parceiras dos processos de formação, aqui no DEGES”, concluiu a diretora do DEGES/SGTES/MS, Regina Gil.