Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) participaram da solenidade de reinstalação do Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva, na manhã desta quinta-feira (17), em Brasília/DF. A retomada das atividades do Conselho é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS), dos Direitos Humanos (MDH) e do Desenvolvimento Social (MDS).

Participaram da mesa de abertura do evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDH e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Anna Paula Feminella. Em sua saudação ao público presente, a ministra Luciana Santos destacou que “a ciência é instrumento para geração de valor, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida”.

É pensando na qualidade de vida das pessoas com doenças raras, que o LAIS/UFRN desenvolve, por meio do Projeto RevELA, várias iniciativas na área de Tecnologias Assistivas. Uma delas é o Registro Nacional das pessoas com ELA, ferramenta fundamental para a indução de políticas públicas direcionadas às pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica. Durante o evento, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, aproveitou a oportunidade para convidar a presidente do Conade, Anna Paula Feminella, a conhecer esse e outros instrumentos tecnológicos produzidos pelo Laboratório, em uma visita técnica à Natal/RN.

“O LAIS é uma potência”, enfatizou Inácio Arruda. O secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI visitou o LAIS/UFRN, no início de julho deste ano, e conheceu de perto os projetos executados pela equipe. Para Valentim, essa é uma grande oportunidade para fomentar a discussão sobre Tecnologias Assistivas, colocando o LAIS como um colaborador nas pautas do Comitê Interministerial. Após o final da cerimônia, a ministra Luciana Santos agradeceu a presença da equipe do Laboratório e fez questão de cumprimentar os pesquisadores.

Comitê Interministerial

O Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva foi criado no âmbito do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, implementado em 2011 com o objetivo de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência. O Comitê foi extinto no início de 2019 e recriado no final do mesmo ano, mas estava inativo até o presente momento.