Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Com um olhar voltado à melhoria da atenção primária no sistema público de saúde, Gloria Mabel Carrillo Gonzalez e Carlos Alberto Moncada, professores da Universidad Nacional de Colombia (UNAL) participaram, durante esta semana, de uma agenda voltada ao desenvolvimento do plano de trabalho de cooperação entre a universidade e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). A iniciativa foi marcada por uma visita ao Laboratório, que contou com uma reunião técnica com o diretor executivo Ricardo Valentim, além de encontros realizados na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), onde foram discutidos temas como telessaúde, sífilis e a educação permanente em saúde.

A iniciativa, que amplia a cooperação entre as instituições, trouxe passos estratégicos para avaliar se a colaboração caminhará para o desenvolvimento e melhoramento dos dispositivos produzidos pelo LAIS ou para a implementação dessas ferramentas na política pública de saúde da Colômbia. De acordo com Carlos Alberto, a oportunidade também trouxe o planejamento de ações a longo prazo. “Durante essa semana, realizamos reuniões e acordamos o plano de trabalho para que durante 2023 possamos desenvolver diferentes atividades. Estamos adiantando algumas questões para trazer estagiários que possam vir ao LAIS e nos acompanhem em projetos de saúde mediados por tecnologias”, afirmou o professor.

Dentre os projetos desenvolvidos dentro do Laboratório, chamaram a atenção, para Gloria Carrillo, aqueles voltados à atenção primária em saúde. “Particularmente gostei muito do miRNA, um trabalho que está sendo feito para a detecção prévia do câncer; do dispositivo para uma detecção oportuna da sífilis e do HIV; além do trabalho responsável pela detecção prévia da osteoporose, que possui testes de diagnóstico que, quando comparados com os que se utilizam convencionalmente, possuem um melhor custo-benefício e são muito mais oportunos para se fazer um diagnóstico antecipado”, destacou a professora.

Juciano Lacerda, professor e pesquisador do Laboratório, destacou a importância da colaboração para ambas as instituições. “É um passo muito promissor e uma grande expectativa de uma cooperação que iniciou por solicitação da própria UNAL e que tem se demonstrado um grande programa de cooperação do LAIS com a instituição. As grandes áreas que o LAIS investiga e as tecnologias desenvolvidas para a atenção primária são de grande interesse da UNAL para colaborarem conosco e também expandirem todo esse conjunto de conhecimento para toda a América Latina”, destacou o professor, que acompanhou os representantes colombianos durante a agenda.