Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

O Carnaval é uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros. Além da escolha de uma boa fantasia e dos blocos de preferência, priorizar uma alimentação equilibrada é fundamental para aproveitar as festividades. E para manter-se saudável durante esses dias de festa, é preciso estar atento à alimentação saudável. Pensando nos cuidados a serem tomados durante esse período, a nutricionista e pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Karla Coutinho, deu algumas dicas para curtir a folia com saúde e responsabilidade.

O que comer?

De acordo com Karla Coutinho, os principais desafios nutricionais incluem questões como manter o corpo hidratado, consumir alimentos leves e equilibrar o consumo de álcool. A nutricionista alerta para a importância de não pular as principais refeições, comumente feitas no dia-a-dia, que devem incluir alimentos ricos em carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis que vão auxiliar na obtenção de diversos nutrientes, considerados cruciais para a manutenção da energia e imunidade do corpo. 

Cuidados com as comidas de rua

A variedade de produtos alimentícios comercializados nas ruas pode ser uma tentação na hora de saciar a fome. No entanto, é possível tomar escolhas mais saudáveis. Dentre as dicas, estão: 

– Escolha alimentos frescos: opte por alimentos frescos sempre que possível. Muitos vendedores oferecem frutas frescas;

– Evite alimentos fritos: os alimentos fritos são ricos em gorduras saturadas e calorias. Em vez disso, procure opções grelhadas ou assadas.

– Peça porções menores: em vez de pedir uma porção grande, escolha uma menor. Isso pode ajudar a controlar a quantidade de calorias que você consome.

– Leve lanches de casa: se você sabe que vai passar o dia fora, considere levar alguns lanches leves com você.

Para lidar com a fome que pode aparecer no meio da diversão, Karla Coutinho ainda indica levar consigo frutas frescas, snacks (lanchinhos) saudáveis, barrinhas de proteína ou cereais, além de oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas ou avelãs), alimentos práticos e fáceis de transportar.

Álcool: a importância de equilibrar

A nutricionista explica que o excesso de álcool pode impactar de várias maneiras, principalmente, na absorção de nutrientes e redução da ingestão de alimentos saudáveis. As orientações da especialista são de limitar a quantidade do consumo, não beber de estômago vazio e, principalmente, hidratar-se. “O álcool pode desidratar o corpo. Aumentar a hidratação é necessário, tanto pelo calor desta época do ano, como para diminuir os sintomas da ‘ressaca’. Sugiro intercalar o consumo de álcool com água”, explicou. 

Apostar na hidratação

Tão importante quanto os alimentos, a água é fundamental para o bom funcionamento do corpo, ainda mais em situações de calor e esforço físico. Na ausência da água mineral, a nutricionista destaca a água de coco, os sucos naturais e as bebidas esportivas como opções para repor os eletrólitos, minerais importantes para a regulação do corpo, que são perdidos facilmente pelo suor.