Por Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Às vésperas do mais aguardado evento popular do Brasil, o Carnaval, um período de festividades que traz consigo a promessa de som alto e intensa movimentação nas ruas das cidades, aqueles que vão curtir os dias de folia devem aproveitar essa época do ano com cuidado, prestando atenção especial à saúde auditiva e adotando medidas que possam prevenir outros problemas ao organismo.

Protegendo sua audição no carnaval

O carnaval é uma festa de música, animação e, claro, ruídos intensos que nos fazem esquecer até mesmo da própria audição. A presença marcante de bandas e som mecânico nos blocos, nos bailes e nos desfiles carnavalescos proporciona a trilha sonora perfeita para a folia, seja ela composta por tradicionais marchinhas ou pelos hits do verão. No entanto, é importante lembrar que, por trás de toda essa festa, os decibéis elevados podem representar uma ameaça a nossa audição.

A fonoaudióloga e pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Sheila Balen, alerta que “o tipo de ruído no carnaval é contínuo, atingindo intensidades superiores a 85 decibéis. O zumbido ou chiado nos ouvidos após a exposição a esses sons é comum, mas persistindo, deve-se procurar avaliação médica e audiológica”.

Além dos impactos na audição, o excesso de ruído pode deixar as pessoas mais cansadas, com dor de cabeça, desatentas, irritadas ou agitadas. Em casos mais sérios, a exposição a ruídos de forte intensidade pode resultar em um trauma acústico, causando perda auditiva permanente.

Para aproveitar o carnaval sem risco para a saúde auditiva, a fonoaudióloga compartilhou algumas dicas valiosas:

• Utilize protetores auditivos para atenuar a intensidade do som, sem perder a diversão sonora;

• Evite ficar próximo a caixas de som ou outras fontes geradoras de som, locais com intensidade sonora mais elevada;

• Faça pausas auditivas, alternando a exposição ao som com momentos de silêncio;

Evite conversar em ambientes ruidosos para não abusar do uso da voz e evitar problemas como rouquidão ou, até mesmo, a perda temporária da voz;

• Mantenha-se hidratado, observe uma alimentação equilibrada e reserve tempo para repousar, permitindo a restauração completa do organismo.

Cuidados com o corpo na folia

Para os que vão participar da festa, os vários dias de Carnaval demandam muito da saúde física. Os foliões ficam em pé por horas, se movimentam intensamente, e, por isso, é essencial adotar cuidados corporais para prevenir problemas de saúde, como desidratação, intoxicações alimentares, alergias, insolações e contaminação por doenças.

“É importante manter-se hidratado, especialmente, durante atividades como dançar ao sol. Ter uma garrafa d’água sempre à disposição é crucial para evitar a desidratação. Se optar por consumir álcool, faça-o com moderação, pois o excesso pode levar à desidratação e prejudicar a saúde geral.”, afirma Raquel Lindquist, fisioterapeuta e pesquisadora do LAIS/UFRN.

Dicas para curtir o Carnaval com saúde:

• Certifique-se de incluir pausas estratégicas para descansar e recarregar suas energias;

• Opte por peças que proporcionem conforto e evitem o superaquecimento do corpo durante as festividades;

• Mantenha o equilíbrio, seja na alimentação ou nas atividades físicas, para aproveitar a folia sem prejudicar a saúde;

• Esteja alerta para os sinais de desidratação, como sede excessiva, fadiga, fraqueza, irritabilidade e náuseas.

Mantenha-se consciente das necessidades do seu corpo e, caso identifique algum tipo de excesso, conceda o tempo necessário para a sua recuperação. Se os sintomas persistirem, procure ajuda em uma unidade de saúde mais próxima. Para a fisioterapeuta, o cuidado consigo mesmo é o melhor caminho para desfrutar o Carnaval com saúde e alegria.