Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Estar atento aos temas globais ligados à Ciência, faz parte da missão do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN). Nesse sentido, o Laboratório tem buscado construir novas parcerias internacionais e fortalecer as já existentes, como é o caso da Cooperação Técnica com a Universidade de Coimbra, há alguns anos em vigor. Como parte da ampliação desse acordo, nesta terça-feira (13), em uma das sedes da universidade portuguesa, foi assinado um novo plano de trabalho para pesquisas em segmentos da saúde e outras áreas do conhecimento.

O Centro de Direito Biomédico, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é a unidade acadêmica com a qual o LAIS/UFRN começará a desenvolver investigações científicas em direito à saúde; bioética da pesquisa envolvendo seres humanos; integridade e condução responsável da pesquisa; saúde digital; comunicação em saúde e aprendizagem ao longo da vida. O diretor do centro português, professor André Pereira, falou sobre essa união de interesses: “já compreendi que o LAIS é uma organização muito forte, com muita rede, com muita capacidade, estou muito entusiasmado para desenvolver essas linhas de pesquisa e fazer publicações internacionais de alto nível”, afirmou.

De acordo com o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, o plano de trabalho prevê a possibilidade de que esses estudos sejam desenvolvidos e compartilhados com universidades e instituições que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que para o LAIS/UFRN “representa a oportunidade de ampliar as cooperações internacionais e produzir dados robustos que auxiliem na definição de políticas públicas nas áreas pesquisadas, não apenas no Brasil, mas nesses países”.

Apresentação de projetos
Na mesma agenda de trabalho, os pesquisadores do LAIS/UFRN e o Auditor-Geral do Sistema Único de Saúde, Cláudio Costa, que integra a missão de cooperação, apresentaram, aos pesquisadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), alguns projetos nas áreas de digitalização da auditoria na saúde e de verificação de impacto de pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório na melhoria dos serviços de saúde pública.

Novos desafios foram lançados, como a possibilidade de desenvolver estudos conjuntos para a prevenção e identificação de fraude na aplicação de recursos públicos usados no setor. Para Jorge Henriques, professor do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, “qualquer problema que tenha interesse social e prático, nós estamos dispostos a colaborar e o LAIS sempre nos traz problemas concretos”, declarou ao ratificar a importância dessas colaborações.

Segundo Paulo Gil, professor e pesquisador do CISUC, “o LAIS tem uma coisa que é importantíssima para nós, cientistas, tem informação e, precisamente por isso, é uma honra participar dessa colaboração”, destacou. Como desdobramento dessa visita, os pesquisadores portugueses devem ir ao Brasil, até o fim do ano, para participar de um evento científico na área de direito e auditoria na saúde.