Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)
Já era noite desta sexta-feira (07), quando o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, chegou à sede do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Em Natal/RN, Arruda veio conhecer projetos inovadores que possuam preocupação com o impacto social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “Tem muita coisa impactante aqui, muita coisa que vai ajudar bastante, já tem produtos visualizados pelo Ministério da Saúde e precisam de um suporte cada vez maior; essa é uma estrutura de pesquisa que precisa de encomendas tecnológicas”, declarou o gestor vinculado ao MCTI.
Ao visitante, foram apresentados projetos nas áreas de tecnologias assistivas, com foco em pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); iniciativas para a prevenção e o tratamento da osteoporose; multiteste para sífilis e HIV; ações preventivas para problemas ligados à saúde auditiva; respirador mecânico de baixo custo; caneta à plasma, usada no tratamento de problemas odontológicos e, ainda, as trilhas formativas, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). O que chamou mais atenção do secretário, que gerencia insumos para a Ciência e Tecnologia em nível nacional, foi o cuidado dos pesquisadores com a população de menor poder aquisitivo.
“Aqui, vocês têm um Laboratório que toca direto nas pessoas, imediatamente, e a área da saúde é muito especial para nós e vocês estão voltados para a área da Atenção Básica em Saúde; eu imagino que a gente pode fazer grandes parcerias com o MCTI”, enfatizou Inácio Arruda após conhecer todas as bases de pesquisa do Laboratório. O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, agradeceu a visita técnica e se colocou à disposição para colaborar com o processo de consolidação da Região Nordeste como centro de referência para o Brasil na área de Inovação e Tecnologia: “nós temos grande potencial e executamos ações nacionais, podemos trazer para cá, mais pessoas interessadas no desenvolvimento do país”, concluiu.
O Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, o diretor-presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), Gilton Sampaio, e Divanilton Pereira, liderança política regional que articulou esse encontro, também participaram da visita ao LAIS/UFRN. Segundo Sampaio, “a gente se sente honrado por ter um Laboratório com a projeção nacional e internacional e vamos juntos, Estado, Laboratório e MCTI, firmar parcerias em todas as áreas”, enfatizou. Já Antenor Roberto, que visitou o Laboratório no final do seu mandato, como vice-governador do Rio Grande do Norte, comemorou o fato de “trazer o secretário do MCTI aqui, para ver o protagonismo do LAIS, nas várias inovações tecnológicas desenvolvidas para o SUS”.