Por Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

O cuidado nutricional é fundamental para melhorar a qualidade de vida de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença rara, neurodegenerativa e progressiva. Um estudo recente, fruto da tese de doutorado da pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Karla Coutinho, publicado na revista científica de alcance internacional, Nutrients, avaliou a efetividade do processo de ensino-aprendizagem da trilha formativa “Alimentação e Nutrição na ELA”, disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). 

O artigo “Effectiveness of a Learning Pathway on Food and Nutrition in Amyotrophic Lateral Sclerosis”, que em português, tem o título de “Eficácia de um Percurso de Aprendizagem sobre Alimentação e Nutrição na Esclerose Lateral Amiotrófica” foi desenvolvido por meio da colaboração entre pesquisadores do Brasil e Portugal. Entre os autores, além de Karla Coutinho (principal), estão Humberto Rabelo, Felipe Fernandes, Karilany Dantas Coutinho, Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Aline de Pinho Dias, Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim, Natália Araújo do Nascimento Batista, Manoel Honório Romão, Priscila Sanara da Cunha, Aliete Cunha-Oliveira, Susana Henriques, Luciana Protásio de Melo, Sancha Helena de Lima Vale, Lúcia Leite e Kenio Costa de Lima.

De acordo com dados do artigo, o curso democratizou o acesso a conteúdos especializados sobre saúde, ampliou o alcance da informação de qualidade e capacitou profissionais de saúde e cuidadores a incluírem práticas nutricionais baseadas em evidências, ao cotidiano das pessoas com ELA. O estudo também apontou que a trilha formativa auxiliou na identificação precoce de riscos da doença, o planejamento de dietas, e o monitoramento contínuo do estado nutricional, fatores que no dia a dia, trazem mais segurança e autonomia no cuidado, além de, reduzir complicações, prevenir ou minimizar a desnutrição e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Para a pesquisadora Karla Coutinho, seu estudo trouxe contribuições tanto acadêmicas, quanto sociais, ao contribuir para a disseminação do conhecimento sobre alimentação e nutrição no contexto da ELA, de forma gratuita, autoinstrucional, mediada por tecnologia e acessível. “A trilha de aprendizagem “Alimentação e Nutrição na ELA” proporciona o autocuidado, tomada de decisão compartilhada e o empoderamento aos pacientes e cuidadores, fornecendo informações precisas e atualizadas que podem auxiliar na prevenção de complicações relacionadas à desnutrição, condições frequentes em pacientes com ELA, além de contribuir para a  promoção da melhoria da qualidade de vida”, aponta. 

Na visão da pesquisadora do LAIS/UFRN, Lúcia Leite, o estudo tem uma alta relevância social, já que oferece educação sobre nutrição, voltada especificamente para uma doença rara e de alta complexidade. “A desnutrição e o comprometimento do estado nutricional impactam diretamente a qualidade de vida e a sobrevida de quem vive com ELA. Ao criar um percurso de aprendizado acessível e online, voltado a profissionais de saúde, cuidadores e até pacientes, a pesquisa contribui para a disseminação de conhecimento especializado, fortalece o atendimento multiprofissional e amplia o suporte a pacientes e famílias, promovendo equidade no acesso à informação qualificada”, afirma.